Clube 306 Portugal
Bem vindo(a)
Clube 306 Portugal
faça o seu registo.....Para ter acesso ao forum completo!!!!
Clube 306 Portugal
Bem vindo(a)
Clube 306 Portugal
faça o seu registo.....Para ter acesso ao forum completo!!!!
Clube 306 Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clube 306 Portugal

Clube Peugeot 306 Portugal... Forum dirigido aos amantes do Peugeot 306
 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente)

Ir para baixo 
+2
pampy
retornado
6 participantes
AutorMensagem
retornado
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
retornado


Mensagens : 32
Data de inscrição : 27/07/2011

Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Empty
MensagemAssunto: Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente)   Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 2:02 am

Boa noite pessoal.

Tenho há algum tempo uma carrinha 306 break 1.9 TD e… posso afirma que no geral estou bastante satisfeito. No entanto, recentemente fui confrontado com uma persistente dificuldade em fazer o motor pegar. Este sintoma parece ser insensível à temperatura a que se encontra o motor, verificando-se grande parte das vezes (mas não sempre) que a carrinha está parada por mais do que uma ½ hora!

Por uma questão de senso comum, quando o problema começou a aparecer troquei a bateria que se encontrava fraca, bem como as velas de incandescência (2 já tinham entregue a alma ao criador).

No entanto, o problema manteve-se Evil or Very Mad !

No entretanto, apercebi-me que por vezes, quando o carro esta parado (principalmente quando se encontra a subir), a bomba manual do gasóleo fica sem pressão (mole) dando a entender uma falta de pressão nos tubos. Aliás, quando o carro custa a pegar, se der umas “injectadelas” na referida bomba manual, o motor pega sem problemas.

Na sequência desta descoberta, decidi substituir a válvula de retorno do gasóleo e os tubos de retorno que ligam os injectores.
Não obstante, o problema mantem-se e estou sem ideias sobre o que o poderá causar scratch !! Nesse sentido, caso alguém tenha alguma sugestão… ficaria imensamente agradecido.

Ir para o topo Ir para baixo
retornado
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
retornado


Mensagens : 32
Data de inscrição : 27/07/2011

Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Empty
MensagemAssunto: Re: Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente)   Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 2:22 am

NOTA: Esqueci-me de referir, mas verifiquei uma pequena fuga no "purgador" do filtro do gasóleo:

[img]Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Purgadorgasoleopeugeot3 [/img]



Este problema já tinha sido abordado pelo membro 0-killed (a quem aproveito para pedir desculpa pelo plágio da fotografia que ele postou Embarassed ) noutro local deste forum (https://clube306portugal.forumeiros.com/t2433-fuga-de-gasoleo-no-filtro).


Não quero sugestionar a resposta de ninguém, mas ... acham que o problema poderá vir daí ???? scratch
Ir para o topo Ir para baixo
pampy
moderador
moderador
pampy


Mensagens : 3370
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 43

Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Empty
MensagemAssunto: Re: Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente)   Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 3:20 am

o problema pode muito bem vir de ai sim. de resto poderá ser mesmo da bomba de gasoleo caso o problema não se resolva por ai.
Ir para o topo Ir para baixo
retornado
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
retornado


Mensagens : 32
Data de inscrição : 27/07/2011

Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Empty
MensagemAssunto: Re: Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente)   Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 3:44 am

Mhhmh... vou experimentar trocar os orings! No entanto a fuga parece mesmo muito minima! Na verdade é mais humidade acumulada naquele sitio do que propriamente uma fuga!!!! pale

Alguém tem mais nenhuma ideia? scratch

É que antes de me pôr a mexer na bomba de combustível... gostaria de descartar todas as outras hipóteses! Question
Ir para o topo Ir para baixo
silvio
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
silvio


Mensagens : 641
Data de inscrição : 21/06/2010
Idade : 34

Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Empty
MensagemAssunto: Re: Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente)   Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 3:08 pm

retornado escreveu:
Mhhmh... vou experimentar trocar os orings! No entanto a fuga parece mesmo muito minima! Na verdade é mais humidade acumulada naquele sitio do que propriamente uma fuga!!!! pale

Alguém tem mais nenhuma ideia? scratch

É que antes de me pôr a mexer na bomba de combustível... gostaria de descartar todas as outras hipóteses! Question

Boas
O problema e o copo do gasoleo que tem uma estaladela e que se ve na parte superior do copo do filtro do gasoleo, tive o mesmo problema no meu 1.9d que e o mesmo motor e tinha outro sintoma tambem que era o apanhar ar falso pelo copo que era acelerar sozinho parado e em andamento. Troca o copo do filtro e vais dizer xau xau problema, fica logo como novo.
cumps
Ir para o topo Ir para baixo
silvio
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
silvio


Mensagens : 641
Data de inscrição : 21/06/2010
Idade : 34

Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Empty
MensagemAssunto: Re: Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente)   Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 3:09 pm

[quote="silvio"]
retornado escreveu:
Mhhmh... vou experimentar trocar os orings! No entanto a fuga parece mesmo muito minima! Na verdade é mais humidade acumulada naquele sitio do que propriamente uma fuga!!!! pale

Alguém tem mais nenhuma ideia? scratch

É que antes de me pôr a mexer na bomba de combustível... gostaria de descartar todas as outras hipóteses! Question

Boas
O problema e o copo do gasoleo que tem uma estaladela e que se ve na parte superior do copo do filtro do gasoleo e na parte inferior o reçoado, tive o mesmo problema no meu 1.9d que e o mesmo motor e tinha outro sintoma tambem que era o apanhar ar falso pelo copo que era acelerar sozinho parado e em andamento. Troca o copo do filtro e vais dizer xau xau problema, fica logo como novo. Espero ter ajudado.
cumps
Ir para o topo Ir para baixo
retornado
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
retornado


Mensagens : 32
Data de inscrição : 27/07/2011

Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Empty
MensagemAssunto: Re: Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente)   Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 9:43 pm

[quote="silvio"]
silvio escreveu:
retornado escreveu:
Mhhmh... vou experimentar trocar os orings! No entanto a fuga parece mesmo muito minima! Na verdade é mais humidade acumulada naquele sitio do que propriamente uma fuga!!!! pale

Alguém tem mais nenhuma ideia? scratch

É que antes de me pôr a mexer na bomba de combustível... gostaria de descartar todas as outras hipóteses! Question

Boas
O problema e o copo do gasoleo que tem uma estaladela e que se ve na parte superior do copo do filtro do gasoleo e na parte inferior o reçoado, tive o mesmo problema no meu 1.9d que e o mesmo motor e tinha outro sintoma tambem que era o apanhar ar falso pelo copo que era acelerar sozinho parado e em andamento. Troca o copo do filtro e vais dizer xau xau problema, fica logo como novo. Espero ter ajudado.
cumps


Boa tarde Sílvio.
Gostaria de começar por agradecer a ajuda e por pedir desculpa, pois não deve estar bem explicito no meu primeiro post, mas como estava sem máquina fotográfica... a fotografia apresentada é meramente explicativa e não é do meu carro. Na verdade foi retirada de um post colocado por outro membro neste forum e como o problema (pequena fuga no purgador do filtro do gasóleo) era o mesmo, tomei a liberdade de usar a fotografia já existente. Embarassed

No entanto o meu copo do filtro está em perfeitas condições. Hoje não tive tempo, mas amanhã se conseguir, já troco os orings do "purgador" e depois posto aqui se houve melhorias!


Bem haja a todos.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
filipe leal
clube 306 (4*)
clube 306 (4*)
filipe leal


Mensagens : 1001
Data de inscrição : 27/03/2011

Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Empty
MensagemAssunto: Re: Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente)   Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Icon_minitimeQui Fev 21, 2013 3:26 am

boas amigo. se amanha o carro nao pegar bem, depois diz ke dou te umas dicas.
abraço
Ir para o topo Ir para baixo
BMteixeira
moderador
moderador
BMteixeira


Mensagens : 3522
Data de inscrição : 16/06/2010

Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Empty
MensagemAssunto: Re: Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente)   Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Icon_minitimeQui Fev 21, 2013 3:42 am

O copo da foto nao ta partido, aquilo são tipo uns "encaixes" que tem.

Desmonta o copo e mete o oringue de baixo, mete outro filtro e mete esse oringue por onde ta a perder gasoleo, se continuar pode ser problemas na bomba injetora que deixa o gasoleo recuar.
Ir para o topo Ir para baixo
retornado
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
retornado


Mensagens : 32
Data de inscrição : 27/07/2011

Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Empty
MensagemAssunto: Re: Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente)   Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Icon_minitimeQui Fev 21, 2013 5:47 am

Boas.

Hoje não tive tempo de substituir os orings. Ainda bem, porque no entretanto pedi ajuda ao membro 0-killed que muito atenciosamente fez uma descrição/tutorial espetacular sobre como proceder à substituição dos orings e à "purga" do ar no circuito do gasóleo. Amanhã se tiver tempo já trato disso Very Happy

Esperemos que resulte... se funcionar posto aqui os resultados Smile

Se não funcionar... peço mais uma ajuda ao ppl scratch


Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
retornado
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
retornado


Mensagens : 32
Data de inscrição : 27/07/2011

Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Empty
MensagemAssunto: Problema resolvido    Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Icon_minitimeQui Mar 14, 2013 5:22 am

Boas ppl,
gostaria de começar por pedir desculpa por não postar mais cedo novidades sobre o problema que me andava a afligir, mas só consegui trocar os o-rings do filtro do gasóleo no outro fim-de-semana e nos últimos dias tenho andado a fazer o o teste drive para verificar se o problema ficou realmente sanado.

Após mais de uma semana com o motor a pegar à primeira e de forma quase instantanêa (até estranho porque já não estava habituado Cool ) posso afirmar que o problema está definitivamente resolvido Very Happy

Bem haja a todos pela preciosa ajuda e um obrigado especial ao membro 0-killed pelo fantastico tutorial que postou clap

Cumprimentos peugetianos cheers
Ir para o topo Ir para baixo
nunogoal

nunogoal


Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/10/2015

Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Empty
MensagemAssunto: Re: Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente)   Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Icon_minitimeDom Out 25, 2015 2:44 am

Olá amigos...
Estou com o mesmo problema...
Será que poderiam disponibilizar o tutorial para retirar o ar do circuito gasóleo (purga)...
Obrigado desde já pela ajuda...
Ir para o topo Ir para baixo
retornado
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
retornado


Mensagens : 32
Data de inscrição : 27/07/2011

Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Empty
MensagemAssunto: Re: Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente)   Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Icon_minitimeQua Out 28, 2015 3:58 pm

Bom dia Nuno,
não percebi bem, mas o problema é ar no circuito de alimentação?

Bom, vamos separa os problemas:
Problema 1: Sistema "desferrado"
Resolução 1: Experimentar dar à bomba manual (bomba de borracha que se encontra por cima da zona da correia de distribuição) enquanto se dá à chave.
Caso não resolva,  pode-se deserroscar a porca de um injetor (atenção que é a porca que está no cimo dos injetores e não o injetor em si) e dar à bomba manual  até sair combustível na porca do injetor. No final voltar a apertar a porca com cuidado.

Problema 2: Se o sistema desferrou, ou foi por falta de gasoleo ou então ... há uma entrada de ar!
Resolução 2: Procurar a fuga (saída de gasóleo e entrada de ar no sistema) e resolvê-la. Em seguida "ferrar" o sistema usando o procedimento descrito no ponto 1.

Não sei se respondi à tua questão ou se fui claro!

Para qualquer duvida, posta aqui ou no tópico que se eu poder ajudar respondo logo que for possível.

Abr
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Empty
MensagemAssunto: Re: Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente)   Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Custa a pegar
» TD custa a pegar....!!!!
» Problemas em Frio!
» Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado
» Dispara ventoinhas ainda com o motor frio.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube 306 Portugal :: Mecânica geral-
Ir para: