Olá pessoal,
Decidi abrir um novo post embora algumas questões estejam em
https://clube306portugal.forumeiros.com/t610-recuo-do-gasoleo.Ora tenho um problema que já me anda a chatear a uns 4 meses já tive num electricista e num mecânico e o problema continua por resolver...
Já foram mudadas as 4 velas, rele das velas (verde atraz da centralina), filtro gasóleo, sensor de temperatura do motor, orings do copo, tubos do gasóleo e de retorno, limpeza dos injectores e foi colocado uma válvula anti retorno do gasóleo.
Já o liguei a ficha ODB2 da centraliza para ver os erros, e não tinha nenhuns.
Vou escrever com detalhes todas as situação que me aconteceram:
O 306 HDI de manha e raro pegar a 1º quer estejam 15 graus ou 22 graus, pega a 4º 5º vez.
Durante as tentativas dou sempre cerca de 10/15 segundos de entreva-lo.
Quando esta quente depois de andar cerca de 15km e parar. se for experimentar a ver se pega, pega quase sempre a 1º.
Mas também já aconteceu estarem 33 graus e não pegar depois de estar 4h parado. 2º tentativa pegou.
Já aconteceu pegar a 5º vez e depois andar 3km e parar. Depois de estar 30m parado fui dar a chave e só pegou a 5º vez
De manha depois de estar parado 8h só pega a 4 ou 5 vez depois de dar varias vezes a chave.
Quando dou a chave, por vezes pega e vai logo abaixo passado 2 segundos, depois disso se der a chave o motor de arranque trabalha mas não pega, dou a chave novamente e pega novamente, mas de novo vai-se abaixo, sempre assim até pegar. A luz da resistência liga 1 segundo quando estão uns 12 graus
Estão a chegar cerca de 10.20v as velas, e a bateria com cerca de 1 Ano, tem amperagem.
Alternador depois de ligado debita 14.40v por isso esta ok.
Não vejo visivelmente nenhum escorrimento de gasóleo pelos tubos ou pingos.
Instalei para monitorizar um led que esta ligado as velas, para ver o comportamento do aquecimento. Com as seguintes observações:
Quando a luz da resistência laranja liga (pisca 1s) o meu led liga cerca de 8 segundos. Mas depois só pega a 4º/5º vez.
Durante as tentativas o tempo o que meu led esta ligado vai reduzindo. Isto aconteceu depois de estar 8H parado.
Tive cerca de 4h parado e quando liguei a ignição não ligou o led verde, e não pegou a 1º pegou a 4ºvez.
Durante todas as tentativas com os respectivos entreva-los de 10/15 segundos só ligou o led durante 2s quando pegava e depois desligava-se.
Quando pega e continua ligado, o led mantêm se ligada por vezes 1/2 minutos em andamento. Com as diferentes temperaturas mantêm se ligada mais ou menos tempo.
Hoje por exemplo, depois de 3h parado nao ligou o led de inicio e pegou a 1º mas depois de pegar ligou o led e estive ligado durante 1minuto.
será a bomba ejectora que quando a frio têm o gasóleo mas denso não tem pressão que chegue ?
Com toda esta analise e material substituído tudo se mantém igual, com a dificuldade ao pegar, se tiverem ideias para eu resolver o meu problema ficava internamente agradecido.
Obrigada