Boas
Desde o verão (manhãs) que, de vez em quando o meu 306 1.9 diesel causa-me algum "susto
" quando
não pega de imediato. Um amigo meu que tem uma citroen berlingo (supostamente com o mesmo motor) diz que com a berlingo dele, passa-se o mesmo e ele disse-me para, quando isso acontecer, carregar no botão de sucção ao lado do filtro de gasóleo para puxar + gasoleo
. O meu amigo diz que poderá ser
ar que entra no circuito/caixa do filtro de gasóleo (exemplo pela citroen berlingo dele) e que a solução é
mudar a caixa do filtro de gasóleo . No final do verão levei ao meu mecânico (por vezes em relantim o motor parecia que trabalhava a 3 cilindros com uma trepidação enorme
e depois de trabalhar e acelerar uns segundos tudo passava)
.
Na altura o mecânico não detectou nada pois nessa altura esse problema de arranque matinal era ainda raro. Agora, todas as manhãs
lá tenho eu que ir dar ao botão do filtro para por a carro a trabalhar e depois de arrancar o motor, este faz
muito fumo branco durante uns segundos .
Em geral, o que tenho reparado é que o motor não pega tão facilmente quando está frio. Será mesmo ar na caixa do filtro e este tem dificuldade em receber gasoleo?
Será porque juntei aditivo (redex) ao gasóleo? Num 106 diesel que tive (fiz o mesmo com outro carro que tive), isto nunca aconteceu. Pegava impecavelmente, mesmo com muito frio matinal.Poderá ser a bateria e esta não enviar energia suficiente para aquecer as velas?Velas?? Anteriormente o mecânico não detectou nada.Alguém teve a mesma experiência desagradável?
Fiquem bem.