Alex306_TD clube 306 (0*)
Mensagens : 104 Data de inscrição : 11/08/2010 Idade : 38
| Assunto: Como funciona o Intercooler e as suas vantagens! Sex Nov 12, 2010 3:01 pm | |
| boas amigos fica aqui este topico para tirar algumas duvidas e ajudar a esclarecer algumas coisas acerca dos intercoolers
Intercooler O intercooler está cada vez mais a ser reconhecido como um dos componentes principais para melhorar em carros com turbo. Um intercooler é uma espécie de radiador ou mais especificamente um permutador de calor. O intercooler posiciona-se entre o turbo e os colectores de admissão. Proporciona uma melhor performance ao mesmo tempo que reduz o consumo de combustível , as emissões dos gases de escape e a carga térmica no motor e aumenta a fiabilidade do motor. A sua função é baixar a temperatura do ar que aumentou bastante depois de o ar ser comprimido pelo turbo. A eficiência de um intercooler mede-se pelo sucesso com que consegue remover esse calor. Contudo um intercooler mal dimensionado também pode causar problemas, não é o simples facto de se adicionar um intercooler que se consegue melhorar da melhor forma as performances do motor.
As vantagens do intercooler são: 1- o arrefecimento do ar quente comprimido que sai do turbo, aumentando a sua densidade e dessa forma conseguindo entregar uma maior massa de ar ao motor, desta forma aumentando a potência do motor; 2- redução das temperaturas e carga térmica do motor, por conseguinte até se pode aumentar a pressão do turbo para valores mais elevados. Os intercoolers são um componente importantes em todos os motores turbocomprimidos. Eficiência de um Intercooler mede-se pela razão entre a temperatura removida pelo intercooler e o aumento de temperatura causada pelo turbo. Mede-se em percentagem. Tipos de intercooler: os intercoolers podem ser do tipo ar/ar ou ar/água. O primeiro é mais simples, tem melhor eficiência a altas velocidades, maior fiabilidade e menor manutenção assim como o custo que é também menor. Os do tipo ar/água tem maior eficiência a baixas velocidades, provocam menor perda de pressão do turbo e a resposta do acelerador é melhor. Se o motor já tem um intercooler, a sua função pode ser melhorada trocando-o por um intercooler de maior eficiência, com melhores materiais e superfície de arrefecimento. Da mesma forma conseguindo que mais ar passe no exterior do intercooler vai fazer arrefecer melhor o ar que passa no seu interior. Outros sistemas podem ainda ser usados para melhorar a eficiência do intercooler tal como usar uma ventoinha para manter o fluxo de ar quando o carro está parado ou utilizando jactos de água para com a evaporação ajudar a arrefecer o ar. Outra hipótese é ter dois intercoolers. Por exemplo o Audi TT de 180cv tem 1 e o de 225cv tem dois intercoolers. Os tubos que levam o ar de e para o intercooler também podem sofrer um upgrade em termos de diâmetro, material e isolamento. | |
|
Daniel Barbosa
Mensagens : 5 Data de inscrição : 17/12/2010
| Assunto: Re: Como funciona o Intercooler e as suas vantagens! Qua Jan 19, 2011 10:37 pm | |
| - Alex306_TD escreveu:
- boas amigos fica aqui este topico para tirar algumas duvidas e ajudar a esclarecer algumas coisas acerca dos intercoolers
Intercooler O intercooler está cada vez mais a ser reconhecido como um dos componentes principais para melhorar em carros com turbo. Um intercooler é uma espécie de radiador ou mais especificamente um permutador de calor. O intercooler posiciona-se entre o turbo e os colectores de admissão. Proporciona uma melhor performance ao mesmo tempo que reduz o consumo de combustível , as emissões dos gases de escape e a carga térmica no motor e aumenta a fiabilidade do motor. A sua função é baixar a temperatura do ar que aumentou bastante depois de o ar ser comprimido pelo turbo. A eficiência de um intercooler mede-se pelo sucesso com que consegue remover esse calor. Contudo um intercooler mal dimensionado também pode causar problemas, não é o simples facto de se adicionar um intercooler que se consegue melhorar da melhor forma as performances do motor.
As vantagens do intercooler são: 1- o arrefecimento do ar quente comprimido que sai do turbo, aumentando a sua densidade e dessa forma conseguindo entregar uma maior massa de ar ao motor, desta forma aumentando a potência do motor; 2- redução das temperaturas e carga térmica do motor, por conseguinte até se pode aumentar a pressão do turbo para valores mais elevados. Os intercoolers são um componente importantes em todos os motores turbocomprimidos. Eficiência de um Intercooler mede-se pela razão entre a temperatura removida pelo intercooler e o aumento de temperatura causada pelo turbo. Mede-se em percentagem. Tipos de intercooler: os intercoolers podem ser do tipo ar/ar ou ar/água. O primeiro é mais simples, tem melhor eficiência a altas velocidades, maior fiabilidade e menor manutenção assim como o custo que é também menor. Os do tipo ar/água tem maior eficiência a baixas velocidades, provocam menor perda de pressão do turbo e a resposta do acelerador é melhor. Se o motor já tem um intercooler, a sua função pode ser melhorada trocando-o por um intercooler de maior eficiência, com melhores materiais e superfície de arrefecimento. Da mesma forma conseguindo que mais ar passe no exterior do intercooler vai fazer arrefecer melhor o ar que passa no seu interior. Outros sistemas podem ainda ser usados para melhorar a eficiência do intercooler tal como usar uma ventoinha para manter o fluxo de ar quando o carro está parado ou utilizando jactos de água para com a evaporação ajudar a arrefecer o ar. Outra hipótese é ter dois intercoolers. Por exemplo o Audi TT de 180cv tem 1 e o de 225cv tem dois intercoolers. Os tubos que levam o ar de e para o intercooler também podem sofrer um upgrade em termos de diâmetro, material e isolamento. Boas, Aproveitanto este excelente Tópico, queria perguntar qual o IC usado nas 306 HDI, que tem A/C, visto o espaço ser reduzido. Quero montar no meu carro, mas ja estou farto de dar voltas e não consigo ver qual o ideal para lá. Alguem pode ajudar? Cumpts Daniel Barbosa | |
|
sNoOk clube 306 (5*)
Mensagens : 2179 Data de inscrição : 15/06/2010 Idade : 39
| Assunto: Re: Como funciona o Intercooler e as suas vantagens! Qua Jan 19, 2011 10:59 pm | |
| Daniel Barbosa, boas amigo... Antes de qualquer dúvida, requer obrigatoriamente uma apresentação no devido local, e depois sim passamos a este tópico para se tirar as dúvidas. | |
|
Daniel Barbosa
Mensagens : 5 Data de inscrição : 17/12/2010
| Assunto: Re: Como funciona o Intercooler e as suas vantagens! Qui Jan 20, 2011 2:42 pm | |
| - sNoOk escreveu:
- Daniel Barbosa, boas amigo...
Antes de qualquer dúvida, requer obrigatoriamente uma apresentação no devido local, e depois sim passamos a este tópico para se tirar as dúvidas. Boas, Estava na ideia que já tinha efectuado a minha apresentação, quando me registei. Ja efectuei a minha apresentação. Cumpts Daniel Barbosa | |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Como funciona o Intercooler e as suas vantagens! | |
| |
|