| Reparação eixo traseiro | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
0-killed clube 306 (3*)
| Assunto: Reparação eixo traseiro Sáb maio 19, 2012 10:40 pm | |
| Boas pessoal. Depois de um negócio que correu muito mal, decidi não comprar mais eixos até ter a certeza se o meu tinha reparação possível. Vou então mostrar-vos os passos a fazer que vos podem poupar muita chatice e dinheiro. Remover todos os parafuso e porcas nesta foto. No total são 7, dois quais dois já tinham sido removidas. Do lado oposto fazer o mesmo. para remover a tampa do eixo (2º parafuso/buraco da direita), deve-se usar um parasuso comprido e apertar nesse buraco para empurrar a barra de torção central. Um perno de jantes Renault, ou do suporte das bombas de travagem, tem a dimensão e rosca ideal. Deixem isto para mais tarde Retirar a polia dos travões e retirar os 4 parafusos centrais, já removidos nesta foto. Atenção, usar muito óleo penetrante, dar umas marteladas no parafuso para descolar, usar uma boa chave sextavada de 6mm e fazer bastante força sempre com cuidado para não moer os parafusos. Se os parafusos custarem a desapertar, metam mais óleo, apertem e desapertem várias vezes e força nas mãos Encostar o travões para longe para facilitar o trabalho de remover o eixo Medir a altura da extremidade da manga de eixo, para voltar a colocar na posição correcta antes de retirar o eixo, soltar o escape. Passo seguinte, usar uma maceta ou marreta para retirar as mangas de eixo. Este trabalho podia ser feito com o eixo no carro, mas como estou a trabalhar no chão, não tinha espaço para me mexer. É preciso força para fazer isto. Limpar os cavilhões da manga de eixo. Cavilhões onde trabalham os rolamentos Os rolamentos desgastados ficam alojados no tubo mais grosso do eixo... Analisar o desgaste para saber se é possível usar, ou comprar outras mangas de eixo ou cavilhões Desgaste consideravel para ser anasilado por um profissional da área... Remover os restos dos rolamentos (4 no total) ou recorrer a ajuda profissional para o fazer. Excesso de desgaste na barra principal do eixo... Soluções: Adquirir um novo; Tentar a reparação em empresas como Recticentro em Antanhol (Coimbra) Todo o material vai ser levado à empresa Recticentro, na esperança que seja possível de reparar a um preço aceitável. Continua brevemente | |
|
| |
306 Rxs clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Reparação eixo traseiro Dom maio 20, 2012 1:41 pm | |
| Em vez de estares com esse trabalho todo, basta usares casquilhos em teflon em vez dos rolamentos!! Mesmo que alguma parte esteja mais desgastada, é feito um casquilho bem mais largo que os rolamentos, de forma a apanhar uma grande parte do espigão, fazendo com que seja indiferente algum desgaste pontual.
Fica mais barato que os rolamentos, não obriga a qualquer tipo de retificação e é fácil de fazer em qualquer torneiro. | |
|
| |
0-killed clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Reparação eixo traseiro Dom maio 20, 2012 1:52 pm | |
| Provavelmente é isso que vai ser feito. Eu não sei o método de funcionamento da casa onde vou levar, mas têm a fama de reparar os eixos. Obrigado pela dica.
Abraço | |
|
| |
306 Rxs clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Reparação eixo traseiro Dom maio 20, 2012 2:02 pm | |
| Visto que tiveste grande parte do trabalho, vê lá se não te levam mais de 50eur para fazer o serviço, pois já começa a ser preço abusado. | |
|
| |
0-killed clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Reparação eixo traseiro Dom maio 20, 2012 2:06 pm | |
| Antes 50€ do que 170€ como já pediram e era apenas meter rolamentos... Sinceramente desconhecia esse material em teflon. Por acaso tens alguma foto ou sitio onde se compre? Eu tenho ferramentas ao meu dispor e se for coisa simples não tenho medo de arriscar | |
|
| |
306 Rxs clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Reparação eixo traseiro Dom maio 20, 2012 2:12 pm | |
| 170eur para substituir os rolamentos não é assim muito puxado, pois só em material vai mais de metade desse valor.
Teflon (ou nylon) não te adianta nada comprares, pois os cilindros desse material têm de ser maquinados no torneiro para o diametro necessário para o eixo. É uma das matérias primas mais habituais dos torneiros, por isso é asneira estar a comprar para levar ao torneiro depois, já que eles têm disso. | |
|
| |
0-killed clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Reparação eixo traseiro Dom maio 20, 2012 2:15 pm | |
| Estou a perceber. Como eu tenho os tornos à minha disposição e uma pessoa experiente para ajudar, estava a colocar a hipotese de fazer isso. Mas sendo assim vou directo a uma casa especializada nisso.
Abraço | |
|
| |
306 Rxs clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Reparação eixo traseiro Dom maio 20, 2012 2:22 pm | |
| Se tens torno e torneiro à disposição, não há necessidade de recorrer a serviços de fora.
Só tens que ter atenção à densidade do teflon usado, mas isso o torneiro que conheces também te ajuda.
é feito um casquilho com a medida um pouco maior à do rolamento, para que as mangas de eixo sejam encaixadas à pressão. | |
|
| |
0-killed clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Reparação eixo traseiro Ter maio 22, 2012 12:45 am | |
| Ora bem... Hoje fui a um centro onde a Peugeot repara os eixos e.... os espigões não compensam usar.... Resumindo: 150€ pelos 2 espigões com rectificação para a dimensão correcta e montagem no local 65€ pelo jogo de rolamentos com montagem no local 20€ para rectificar o tubo onde trabalham os espigões
Feitas as contas... 235€ para reparar o meu eixo e ficar todo novo
Bem... lamento não terminar este DIY pois acabei por fazer uns telefonemas e arranjei uns eixos sem os tambores com garantia.
Valeu pela intenção de tentar reparar isto de forma barata em casa... Só precisava de ter os espigões e o resto do eixo como deve ser e fazia a festa por 65€.
Abraço a todos | |
|
| |
_Mauro_ clube 306 (2*)
| Assunto: Re: Reparação eixo traseiro Ter maio 22, 2012 12:50 am | |
| possa tanto papel já agora se não é indiscrição por quanto arranjas te o eixo? | |
|
| |
0-killed clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Reparação eixo traseiro Ter maio 22, 2012 12:55 am | |
| Esta nota toda, foi o que me fizeram noutra casa de peças... e a mim fazem a preço de oficina O eixo sem os tambores foi dito: "ahhh praí uns..... vah 120€... pode ser que ainda lhe faça um desconto e se tiver problemas, nós assumimos" Mas é só mesmo mangas de eixo e o veio onde encaixam Com jeito ainda trago umas peças que preciso. | |
|
| |
pampy moderador
| Assunto: Re: Reparação eixo traseiro Ter maio 22, 2012 1:52 am | |
| - 0-killed escreveu:
- Ora bem...
Hoje fui a um centro onde a Peugeot repara os eixos e.... os espigões não compensam usar.... Resumindo: 150€ pelos 2 espigões com rectificação para a dimensão correcta e montagem no local 65€ pelo jogo de rolamentos com montagem no local 20€ para rectificar o tubo onde trabalham os espigões
Feitas as contas... 235€ para reparar o meu eixo e ficar todo novo
Bem... lamento não terminar este DIY pois acabei por fazer uns telefonemas e arranjei uns eixos sem os tambores com garantia.
Valeu pela intenção de tentar reparar isto de forma barata em casa... Só precisava de ter os espigões e o resto do eixo como deve ser e fazia a festa por 65€.
Abraço a todos os espigoes é que levavam o maior guito, um torneiro fazia-te isso por volta dos 25 a 30€ cada um.
Última edição por pampy em Ter maio 22, 2012 2:33 am, editado 1 vez(es) | |
|
| |
0-killed clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Reparação eixo traseiro Ter maio 22, 2012 2:22 am | |
| Aos que fui, recusaram-se a reparar... parece que a eles não compensa.. Não faz mal... o que pagaria a eles, pago na sucata e mantenho o meu eixo danificado para mais tarde tratar dele | |
|
| |
306 Rxs clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Reparação eixo traseiro Ter maio 22, 2012 2:29 am | |
| Então não tinhas ferramenta e mão de obra grátis?? | |
|
| |
0-killed clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Reparação eixo traseiro Ter maio 22, 2012 2:38 am | |
| Tenho a ferramenta, tenho a mão de obra... falta o material. Os tornos que tenho ao dispor são nas oficinas do ISEC em Coimbra. Ainda pensei em fazer os espigões igual aos de origem, mas não tinha garantia da resistência do material ser igual. Quanto ao teflon ou nylon, também se usa por lá mas continua a faltar as características de resistência. | |
|
| |
0-killed clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Reparação eixo traseiro Qui maio 24, 2012 1:37 am | |
| Como já disse, adquiri um eixo. Preciso de saber como retirar este sistema de travagem. Alguém pode dar uma explicação do processo para tirar este prato onde apertam os pernos? Abraço | |
|
| |
filipe leal clube 306 (4*)
| Assunto: Re: Reparação eixo traseiro Qui maio 24, 2012 2:21 am | |
| boas... so com um sáca e ke consegues tirar. ai é onde vai o rolamento e uma zona muito forte. mao se pode dar pancadas pk depois empena e o carro dica te a andar ao saltos. tens ke ir a uma oficina pedir esse ferramenta.
| |
|
| |
0-killed clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Reparação eixo traseiro Qui maio 24, 2012 2:22 am | |
| Ora era isso mesmo que queria ouvir Obrigado! Amanhã está o eixo o trabalho feito | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Reparação eixo traseiro | |
| |
|
| |
| Reparação eixo traseiro | |
|