| alteração de motor | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
ismael306dturbo clube 306 (0*)
Mensagens : 60 Data de inscrição : 20/01/2011 Idade : 37
| Assunto: alteração de motor Sex Dez 09, 2011 9:21 pm | |
| Pessoal trago aqui uma questão, andei aqui a procura no forum e não encontrei nada. . . É possivel adaptar o turbo e o intercooler de um motor Dturbo para um motor 1.9d ou 1.8d? Já ouvi falar nisto, mas não tenho a certeza. . . eu estou a falar nisto pq o meu pug encostou, ta morto e estou em vias de adquirir um 306 diesel mas sem turbo, uma vez que o turbo do meu está impec, queria saber se o podia aproveitar. . . abraços | |
|
| |
pampy moderador
Mensagens : 3370 Data de inscrição : 23/08/2010 Idade : 43
| Assunto: Re: alteração de motor Sex Dez 09, 2011 11:50 pm | |
| o ser possivel é migo mas nao é seguro que o motor dure muito. | |
|
| |
dann Admin
Mensagens : 4184 Data de inscrição : 01/04/2010 Idade : 49
| Assunto: Re: alteração de motor Sáb Dez 10, 2011 12:10 am | |
| eu nao entendo muito de mecanica ,mas aplicar um turbo num motor sem turbo ...na minha opiniao é mesmo projecto roto...mas os entendidos que digam algo!!! | |
|
| |
ismael306dturbo clube 306 (0*)
Mensagens : 60 Data de inscrição : 20/01/2011 Idade : 37
| Assunto: Re: alteração de motor Sáb Dez 10, 2011 7:01 am | |
| pois isto não é nada concreto, era só para ter uma ideia se realmente fazia isso ou nao... mas tenho a ideia de que o bloco do dturbo é exatamente o mesmo do 1.9 normal? | |
|
| |
pampy moderador
Mensagens : 3370 Data de inscrição : 23/08/2010 Idade : 43
| Assunto: Re: alteração de motor Sáb Dez 10, 2011 8:56 am | |
| - ismael306dturbo escreveu:
- pois isto não é nada concreto, era só para ter uma ideia se realmente fazia isso ou nao...
mas tenho a ideia de que o bloco do dturbo é exatamente o mesmo do 1.9 normal?
pode até ser igual mas nao chega. o miolo do bloco tambem conta | |
|
| |
ismael306dturbo clube 306 (0*)
Mensagens : 60 Data de inscrição : 20/01/2011 Idade : 37
| Assunto: Re: alteração de motor Sáb Dez 10, 2011 4:51 pm | |
| pois é fica a ideia no ar... posso estar a correr um grande risco . . . vou tentar investigar mais acerca disso... entao o que posso fazer num 1.9d? dar algum avanço na bomba? ou há mais alguma coisa que possa dar mais vida aquele motor? abraço | |
|
| |
0-killed clube 306 (3*)
Mensagens : 520 Data de inscrição : 16/05/2011
| Assunto: Re: alteração de motor Sáb Dez 10, 2011 6:46 pm | |
| Podes fazer, mas ou usas pressões bastante baixas ou o bloco pode não durar muito. Há MUITAS diferenças entre motores atmosféricos e turbinados. Sem duvida as câmaras de combustão são diferentes. Vão ter um volume maior nos turbinados e aqui tens um grande problema. Meter ar sob pressão num atmosférico, vais exigir um esforço enorme do pistão, segmentos e cabeça. Se não ceder por aqui, vai ceder pelo excesso de temperatura que o motor atinge. Quanto mais comprimes o ar, mais vai aquecer... Isto resolve-se com um junta da cabeça mais grossa. Depois temos a questão de rendimento. Geralmente os ângulos de abertura e fecho de válvulas são diferentes, isto porque os motores atmosféricos são estudados para aproveitar a inércia da coluna gasosa ao máximo possível (é difícil fazer entrar o ar por sucção de forma a encher o cilindro como deve ser). Nos turbinados temos ângulos que jogam com a pressão e velocidade de entrada do ar. Ainda há a questão da bomba injectora. Os turbinados têm um sobrealimentador (LDA) que entra em acção conforme a pressão do turbo. Quanto mais ar entra, mais débito e avanço vai ter a bomba. Isto ajuda o turbo a gerar pressão, pois aumenta o volume de gases de escape e aumenta o rendimento, uma vez que há gasóleo suficiente para o ar que entra Por fim, a qualidade dos pistões, segmentos, bielas e bronzes, talvez sejam diferentes para aguentar a compressão no turbinado. Só resta saber se o bloco atmosférico está pronto a ligações extra para a alimentação de óleo no turbo. Sinceramente, é um risco grande. Há quem faça e funciona às mil maravilhas e ainda consegue dar mais potência em relação aos stock DT. Há quem faça e parta logo o motor em 3 tempos... Pessoalmente, eu investia num motor DT, mesmo que fosse em mau estado, e com tempo e calma metia-o novo | |
|
| |
ismael306dturbo clube 306 (0*)
Mensagens : 60 Data de inscrição : 20/01/2011 Idade : 37
| Assunto: Re: alteração de motor Sáb Dez 10, 2011 6:57 pm | |
| Muito obrigado 0-killed grande esclarecimento mesmo!!
Agora sem duvida nenhuma, não vou fazer esse tipo de alteração!
Se eu meter um motor dturbo na ipo não haverá problemas??
| |
|
| |
0-killed clube 306 (3*)
Mensagens : 520 Data de inscrição : 16/05/2011
| Assunto: Re: alteração de motor Sáb Dez 10, 2011 8:50 pm | |
| Se no inicio da IPO não virem o turbo, deve passar sem problemas, mas mais um vez é sempre um risco. Óbvio que se levas algum intercooler... não passa mesmo. E assim tens que tapar a ligação da bomba ao intercooler (a tal LDA que referi)
Quando vão medir a opacidade, eles têm valores para carros com e sem turbo, e pela matricula ou numero de chassis vêm que tipo de motor veio de fábrica. Como estes motores são alentejanos, o turbo está escondido, logo não devem ver e passa despercebido. Tens é que ter bem afinado para não gerar muitas partículas.
Se houver problema, simplesmente arranjas uns colectores de um 1.9D, tapas as alimentações de óleo do turbo, IPO com ele e não há problemas. Penso eu de que.... | |
|
| |
ismael306dturbo clube 306 (0*)
Mensagens : 60 Data de inscrição : 20/01/2011 Idade : 37
| Assunto: Re: alteração de motor Sáb Dez 10, 2011 8:52 pm | |
| Boa dica mais uma vez muito obrigado! | |
|
| |
JJcheirinhas clube 306 (2*)
Mensagens : 331 Data de inscrição : 26/11/2010 Idade : 34
| Assunto: Re: alteração de motor Ter Dez 13, 2011 3:15 am | |
| no 1800 n e aconselhavel mas o 1905cc atmosferico se meteres o turbo e interculer fica igualzinho ao 1905TD... | |
|
| |
JJcheirinhas clube 306 (2*)
Mensagens : 331 Data de inscrição : 26/11/2010 Idade : 34
| Assunto: Re: alteração de motor Ter Dez 13, 2011 3:16 am | |
| so acho k te fica mais caro.... eu era pra o fazer mas optei por comprar o motor td pk saime mais barato duk tar a comprar turbo intercooler e depois o trabalho da instalaçao!!
| |
|
| |
ismael306dturbo clube 306 (0*)
Mensagens : 60 Data de inscrição : 20/01/2011 Idade : 37
| Assunto: Re: alteração de motor Ter Dez 13, 2011 4:34 am | |
| Pois eu tb ja tinha conhecimento de alguma coisa, e para mim essa alteração ia ficar a custo zero, pois ja tenho o turbo e o intercooler do meu antigo motor, que estão impec!!
abraço | |
|
| |
0-killed clube 306 (3*)
Mensagens : 520 Data de inscrição : 16/05/2011
| Assunto: Re: alteração de motor Ter Dez 13, 2011 7:31 pm | |
| geralmente os blocos são vendidos sem turbo e sem bomba. porque não procurar um? | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: alteração de motor | |
| |
|
| |
| alteração de motor | |
|