| Motores das opticas não funcionam.. -------------- RESOLVIDO---------- | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
306_turbo clube 306 (5*)
| Assunto: Motores das opticas não funcionam.. -------------- RESOLVIDO---------- Seg Abr 16, 2012 1:15 pm | |
| Pessoal preciso de ajuda.
Os motores de regulação das minhas opticas deixaram de funcionar de um dia pro outro. Axo estranho terem queimado os 2 ao mesmo tempo, ja testei com outro que tinha lá em casa e tambem não dá.
Alguem tem o manual do carro que possa ver se diz lá algures se aquilo tem algum fusivel escondido? pois já andei a ver na caixa de fusiveis e não tá nenhum queimado..
Agradecia ajuda pois com uma pessoa atras passam a vida a fazer-me sinais de luzes...
Última edição por 306_turbo em Sex Abr 20, 2012 1:34 am, editado 1 vez(es) | |
|
| |
0-killed clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Motores das opticas não funcionam.. -------------- RESOLVIDO---------- Qua Abr 18, 2012 3:19 am | |
| Não queimaram os dois ao mesmo tempo. Pelo que me apercebi no meu, esses motores estão ligados em série. Logo se um não funciona, o outro também não funciona para evitar farois em posições diferentes. Não tens nada a perder em abrir e limpar, mas com cuidado para não entortar os pinos, basta abrir com a tampa de lado para dar barraca | |
|
| |
306_turbo clube 306 (5*)
| Assunto: Re: Motores das opticas não funcionam.. -------------- RESOLVIDO---------- Qua Abr 18, 2012 4:25 pm | |
| tens uma certa razao, mas eu ja os troquei de sitio e continuam sem dar sinal de vida. ou seja o do lado do condutor tinha de dar sinal.. | |
|
| |
0-killed clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Motores das opticas não funcionam.. -------------- RESOLVIDO---------- Qua Abr 18, 2012 4:51 pm | |
| hmmm e era suposto o esquedo funcionar sempre? é que num circuito em série, como eu presumo que seja do sinal de posição, se falha um, então todo o sistema falha, esteja o problema onde estiver. Pelo que me lembro isso tem 3 ligações no motor. Um desses tem que ter alimentação permanente, depois fazer massa num ou noutro roda o motor para um lado ou outro, ou então é o contrario. É uma coisa que só sei responder com um esquema electrico do motor. Começa por ver se há energia nas fichas do carro. Vamos pelo mais fácil Até pode ser o regulador no interior de queimou. Se há fusivel... não sei responder... Não tens ninguém perto de ti com um 306 para testar isso? | |
|
| |
306_turbo clube 306 (5*)
| Assunto: Re: Motores das opticas não funcionam.. -------------- RESOLVIDO---------- Qua Abr 18, 2012 8:29 pm | |
| eu ja tive um estragado e o outro funcionava... por isso é que axo estranho...
vou ver se aquilo tem sempre corrente...
o ideal era alguem testar se aquilo tem sempre corrente e qual o fio...
tenho o ruben, vou ver se falo com ele para me emprestar 1 motor.. | |
|
| |
0-killed clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Motores das opticas não funcionam.. -------------- RESOLVIDO---------- Qua Abr 18, 2012 9:09 pm | |
| a mim aconteceu ter um "avariado" e nenhum funcionava ehehe por isso é que falei de circuito em série. mas arranjei os meus porque a avaria foi causada pelo extremo cuidado do meu pai a abrir um motor desses.... Entortou e tive que estanhar os pinos da ficha na placa. | |
|
| |
Fernando Ramalho clube 306 (0*)
| Assunto: Re: Motores das opticas não funcionam.. -------------- RESOLVIDO---------- Qui Abr 19, 2012 12:10 am | |
| Viva!
Pois era bom saber ao certo se existe realmente algum fusível exclusivo para os motores... porque os meus também foram os dois ao mesmo tempo. E agora pedem-me 60 euros por cada 1... na sucata!! De origem são 90 euros cada.
Foi de um momento para o outro... os dois deixaram de mexer, e agora à noite não posso levar nada na mala senão tou sempre a ter chatices.
PS - Lembrei-me entretanto de uma coisa... se quiseres ver o catálogo do 306 online podes consultar o site da peugeot.pt e regista-te no "My Peugeot"... tens lá a informação toda.
http://www.mister-auto.pt/pt/elemento-de-ajuste-regulac-o-do-alcance-dos-far-is/valeo-087267_g700_a021087267.html | |
|
| |
306_turbo clube 306 (5*)
| Assunto: Re: Motores das opticas não funcionam.. -------------- RESOLVIDO---------- Sex Abr 20, 2012 1:14 am | |
| Problema resolvido.... o problema estava na manete, mudei a manete para a do HDI para poder ficar com os medios acesos quando ligo os maximos e ao que parece esta manete não dá corrente ao botao dos motores das opticas. deixo aqui o chante dos fios que fiz para resolver o problema, caso alguem precise. Ao fio AZUL(fio dos medios) chantei um fio (fio branco) ao fio que vai para o motor (fio laranja e vermelho) penso que o fio é o vermelho, mas como estao os 2 ligados ao mesmo sitio chantei no laranja que dá ao mesmo. By turbo_306 at 2012-04-19 By turbo_306 at 2012-04-19 By turbo_306 at 2012-04-19 | |
|
| |
Fernando Ramalho clube 306 (0*)
| Assunto: Re: Motores das opticas não funcionam.. -------------- RESOLVIDO---------- Sex Abr 20, 2012 1:26 am | |
| Boas, que manete é essa que te referes? manete das luzes? ou ao botão de regulação das luzes? | |
|
| |
306_turbo clube 306 (5*)
| Assunto: Re: Motores das opticas não funcionam.. -------------- RESOLVIDO---------- Sex Abr 20, 2012 1:38 am | |
| - Fernando Ramalho escreveu:
- Boas, que manete é essa que te referes? manete das luzes? ou ao botão de regulação das luzes?
como podes ver pelas fotos aquela fixa é da manete das luzes.... | |
|
| |
t0ny clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Motores das opticas não funcionam.. -------------- RESOLVIDO---------- Sáb Jun 02, 2012 2:27 am | |
| Aproveitando o topic e sabedoria de alguns venho expor o meu problema de hoje ao montar novas opticas...
os meus antigos motores partiram a ponta, e troqueios por outros "novos" mas o que acontese agora.
O do lado do condutor sobe e desce, por vezes fica a mecher sozinho e o do pendura não dá nada..troco os motores de posição e continua igual, o que poderá ser?! | |
|
| |
0-killed clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Motores das opticas não funcionam.. -------------- RESOLVIDO---------- Sáb Jun 02, 2012 3:13 am | |
| A mexer sozinho já me aconteceu. Por dentro tem uma pista que "diz" ao motor em que posição está e em qual deve parar. Se os contactos estiverem afastados da pista, ele vai rodar sempre. Isto acontece porque não encontra o ponto em que devia parar. Solução é só mesmo abrir, com muito cuidado, reforçar o efeito de mola dos contactos da pista | |
|
| |
t0ny clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Motores das opticas não funcionam.. -------------- RESOLVIDO---------- Sáb Jun 02, 2012 3:19 am | |
| - 0-killed escreveu:
- A mexer sozinho já me aconteceu. Por dentro tem uma pista que "diz" ao motor em que posição está e em qual deve parar. Se os contactos estiverem afastados da pista, ele vai rodar sempre. Isto acontece porque não encontra o ponto em que devia parar.
Solução é só mesmo abrir, com muito cuidado, reforçar o efeito de mola dos contactos da pista Ele tem tics nervoso mas depois fixa. A do pendura não dá sinal nenhum :S | |
|
| |
t0ny clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Motores das opticas não funcionam.. -------------- RESOLVIDO---------- Dom Jun 03, 2012 12:23 am | |
| Problema do pendura resolvido, era a ficha errada que estáva a ligar, em relação aos tic's nervosos vou isso que me dizes 0-killed | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Motores das opticas não funcionam.. -------------- RESOLVIDO---------- | |
| |
|
| |
| Motores das opticas não funcionam.. -------------- RESOLVIDO---------- | |
|