Clube 306 Portugal
Bem vindo(a)
Clube 306 Portugal
faça o seu registo.....Para ter acesso ao forum completo!!!!
Clube 306 Portugal
Bem vindo(a)
Clube 306 Portugal
faça o seu registo.....Para ter acesso ao forum completo!!!!
Clube 306 Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clube 306 Portugal

Clube Peugeot 306 Portugal... Forum dirigido aos amantes do Peugeot 306
 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Consumo de combustivel anormal

Ir para baixo 
+2
BMteixeira
JP47
6 participantes
AutorMensagem
JP47
clube 306 (1*)
clube 306 (1*)
JP47


Mensagens : 246
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 34

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeSeg Abr 16, 2012 6:22 pm

Boas pessoal, o meu sedan anda a beber demasiado para meu gosto nestes ultimos dias, mesmo com o aumento dos preços da gasolina a difrença de litros ao abastecer não é assim muito diferente que antes, ou seja, antes com 10€ punha em media 6L de gasolina 95, agora com os mesmos 10€ ponho a volta de 5,90L. O que acho estranho é que com esses 10€ fazia em media 100Km antes de xegar á reserva, agora apenas fiz 50km e ja esta com a luz da reserva acesa Shocked , isto começou quando com 15€ fiz 95km, e apartir dai achei logo estranho.
Tenho tambem a sensação que o motor anda a beber mais oleo que o custume, e o fumo do escape apesar de nao ser azul, sai com mais frequencia do escape e tem o odor que me faz parecer de oleo queimado. O nivel da vareta tambem estava em baixo perto do minimo o que nunca antes tinha acontecido.

A unica mudificação recente que fiz ao carro foi o rebaixamento e retirei o tudo da caixa de ar até é frente do carro e coloquei um tudo directo ate perto da roda esquerda para absorver mais ar sem os estranguladores que o tudo de origem tem.

O meu motor é um 1.4 e o carro é de 1998, o que acham que possa ser e o que poderei eu fazer para detectar o problema.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
BMteixeira
moderador
moderador
BMteixeira


Mensagens : 3522
Data de inscrição : 16/06/2010

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeSeg Abr 16, 2012 7:18 pm

Esses consumos que falas de quando o carro gastava menos nao sao antes de meteres as 15? Nota.se sempre um pouco os consumos.

Isso do fumo pode ser os vedantes das valvulas ressequidos devido à idade do carro.
Ir para o topo Ir para baixo
Gerson Varanda
clube 306 (4*)
clube 306 (4*)
Gerson Varanda


Mensagens : 1295
Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 32

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeSeg Abr 16, 2012 7:40 pm

O meu carro também um 1.4 de 98... E também tem uns consumos de m**da!! Consumo de combustivel anormal 3768300365 Consumo de combustivel anormal 3768300365

O depósito do carro leva 60 litros... E a média que faço é à volta de 600 km's com um depósito! pale

Mas também a maioria dos km´s que faço é sempre nas voltinhas e às vezes puxo por ele...

Isso era antes quando tinha jante 14" com pneu 185/65... Agora que meti jante 15" vamos ver qual vai ser a diferença!! Consumo de combustivel anormal 135176712
Que medo!!! Consumo de combustivel anormal 135176712
Ir para o topo Ir para baixo
JP47
clube 306 (1*)
clube 306 (1*)
JP47


Mensagens : 246
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 34

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeSeg Abr 16, 2012 7:51 pm

BMteixeira escreveu:
Esses consumos que falas de quando o carro gastava menos nao sao antes de meteres as 15? Nota.se sempre um pouco os consumos.

Isso do fumo pode ser os vedantes das valvulas ressequidos devido à idade do carro.

sim ele gastava menos antes de por os tais 15€ e fez-me 95km, pké?
Ir para o topo Ir para baixo
JP47
clube 306 (1*)
clube 306 (1*)
JP47


Mensagens : 246
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 34

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeSeg Abr 16, 2012 7:52 pm

Gerson Varanda escreveu:
O meu carro também um 1.4 de 98... E também tem uns consumos de m**da!! Consumo de combustivel anormal 3768300365 Consumo de combustivel anormal 3768300365

O depósito do carro leva 60 litros... E a média que faço é à volta de 600 km's com um depósito! pale

Mas também a maioria dos km´s que faço é sempre nas voltinhas e às vezes puxo por ele...

Isso era antes quando tinha jante 14" com pneu 185/65... Agora que meti jante 15" vamos ver qual vai ser a diferença!! Consumo de combustivel anormal 135176712
Que medo!!! Consumo de combustivel anormal 135176712

Eu com um deposito xeio fiz 700 e tal km quase 800km mas com a jantes 14", mas mesmo depois de trocar de jantes a diferença nao era tao dramatica como agora esta a ser.
Ir para o topo Ir para baixo
barata13
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
barata13


Mensagens : 868
Data de inscrição : 02/01/2011
Idade : 34

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeSeg Abr 16, 2012 10:45 pm

JP47 escreveu:
Gerson Varanda escreveu:
O meu carro também um 1.4 de 98... E também tem uns consumos de m**da!! Consumo de combustivel anormal 3768300365 Consumo de combustivel anormal 3768300365

O depósito do carro leva 60 litros... E a média que faço é à volta de 600 km's com um depósito! pale

Mas também a maioria dos km´s que faço é sempre nas voltinhas e às vezes puxo por ele...

Isso era antes quando tinha jante 14" com pneu 185/65... Agora que meti jante 15" vamos ver qual vai ser a diferença!! Consumo de combustivel anormal 135176712
Que medo!!! Consumo de combustivel anormal 135176712

Eu com um deposito xeio fiz 700 e tal km quase 800km mas com a jantes 14", mas mesmo depois de trocar de jantes a diferença nao era tao dramatica como agora esta a ser.

a diferença pode nao ser tao grande devido ao peso das jantes em si Wink
Ir para o topo Ir para baixo
BMteixeira
moderador
moderador
BMteixeira


Mensagens : 3522
Data de inscrição : 16/06/2010

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeSeg Abr 16, 2012 11:13 pm

JP47 escreveu:
BMteixeira escreveu:
Esses consumos que falas de quando o carro gastava menos nao sao antes de meteres as 15? Nota.se sempre um pouco os consumos.

Isso do fumo pode ser os vedantes das valvulas ressequidos devido à idade do carro.

sim ele gastava menos antes de por os tais 15€ e fez-me 95km, pké?
Eu estava a falar 15 mas era as jantes.
Ir para o topo Ir para baixo
JP47
clube 306 (1*)
clube 306 (1*)
JP47


Mensagens : 246
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 34

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeSeg Abr 16, 2012 11:53 pm

BMteixeira escreveu:
JP47 escreveu:
BMteixeira escreveu:
Esses consumos que falas de quando o carro gastava menos nao sao antes de meteres as 15? Nota.se sempre um pouco os consumos.

Isso do fumo pode ser os vedantes das valvulas ressequidos devido à idade do carro.

sim ele gastava menos antes de por os tais 15€ e fez-me 95km, pké?
Eu estava a falar 15 mas era as jantes.

nao mesmo depois de por as jantes 15" os consumos mantiveram-se os mesmos, isto esta so a acontecer á cerca de uma semana Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
BMteixeira
moderador
moderador
BMteixeira


Mensagens : 3522
Data de inscrição : 16/06/2010

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeTer Abr 17, 2012 12:56 am

JP47 escreveu:
BMteixeira escreveu:
JP47 escreveu:
BMteixeira escreveu:
Esses consumos que falas de quando o carro gastava menos nao sao antes de meteres as 15? Nota.se sempre um pouco os consumos.

Isso do fumo pode ser os vedantes das valvulas ressequidos devido à idade do carro.

sim ele gastava menos antes de por os tais 15€ e fez-me 95km, pké?
Eu estava a falar 15 mas era as jantes.

nao mesmo depois de por as jantes 15" os consumos mantiveram-se os mesmos, isto esta so a acontecer á cerca de uma semana Rolling Eyes

Como está o filtro de gasolina?
Mudaste.o há pouco tempo? E as velas?
Ir para o topo Ir para baixo
JP47
clube 306 (1*)
clube 306 (1*)
JP47


Mensagens : 246
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 34

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeTer Abr 17, 2012 1:29 pm

BMteixeira escreveu:
JP47 escreveu:
BMteixeira escreveu:
JP47 escreveu:
BMteixeira escreveu:
Esses consumos que falas de quando o carro gastava menos nao sao antes de meteres as 15? Nota.se sempre um pouco os consumos.

Isso do fumo pode ser os vedantes das valvulas ressequidos devido à idade do carro.

sim ele gastava menos antes de por os tais 15€ e fez-me 95km, pké?
Eu estava a falar 15 mas era as jantes.

nao mesmo depois de por as jantes 15" os consumos mantiveram-se os mesmos, isto esta so a acontecer á cerca de uma semana Rolling Eyes

Como está o filtro de gasolina?
Mudaste.o há pouco tempo? E as velas?

mudei isso tudo quando comprei o carro, é possivel que tenham 1 ano essas peças :S
Ir para o topo Ir para baixo
BMteixeira
moderador
moderador
BMteixeira


Mensagens : 3522
Data de inscrição : 16/06/2010

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeTer Abr 17, 2012 3:33 pm

JP47 escreveu:
BMteixeira escreveu:
JP47 escreveu:
BMteixeira escreveu:
JP47 escreveu:
BMteixeira escreveu:
Esses consumos que falas de quando o carro gastava menos nao sao antes de meteres as 15? Nota.se sempre um pouco os consumos.

Isso do fumo pode ser os vedantes das valvulas ressequidos devido à idade do carro.

sim ele gastava menos antes de por os tais 15€ e fez-me 95km, pké?
Eu estava a falar 15 mas era as jantes.

nao mesmo depois de por as jantes 15" os consumos mantiveram-se os mesmos, isto esta so a acontecer á cerca de uma semana Rolling Eyes

Como está o filtro de gasolina?
Mudaste.o há pouco tempo? E as velas?

mudei isso tudo quando comprei o carro, é possivel que tenham 1 ano essas peças :S

A gasolina que metes.te foi sempre na mesma bomba?
Não te dá cheiro a gasolina? Podes ter algum tubo furado.
Ir para o topo Ir para baixo
JP47
clube 306 (1*)
clube 306 (1*)
JP47


Mensagens : 246
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 34

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeTer Abr 17, 2012 5:22 pm

BMteixeira escreveu:
JP47 escreveu:
BMteixeira escreveu:
JP47 escreveu:
BMteixeira escreveu:
JP47 escreveu:
BMteixeira escreveu:
Esses consumos que falas de quando o carro gastava menos nao sao antes de meteres as 15? Nota.se sempre um pouco os consumos.

Isso do fumo pode ser os vedantes das valvulas ressequidos devido à idade do carro.

sim ele gastava menos antes de por os tais 15€ e fez-me 95km, pké?
Eu estava a falar 15 mas era as jantes.

nao mesmo depois de por as jantes 15" os consumos mantiveram-se os mesmos, isto esta so a acontecer á cerca de uma semana Rolling Eyes

Como está o filtro de gasolina?
Mudaste.o há pouco tempo? E as velas?

mudei isso tudo quando comprei o carro, é possivel que tenham 1 ano essas peças :S

A gasolina que metes.te foi sempre na mesma bomba?
Não te dá cheiro a gasolina? Podes ter algum tubo furado.

Eu comecei a por na Repsol por causa dos descontos aos fins de semana, mas da ultima vez meti na cepsa e foi kd fiz 10€ 50km, sim eu tb ja pensei nessa possibilidade, mas nao sei onde procurar Crying or Very sad sou informatico nao mecanico Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Gerson Varanda
clube 306 (4*)
clube 306 (4*)
Gerson Varanda


Mensagens : 1295
Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 32

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeTer Abr 17, 2012 7:03 pm

Também já reparei que a qualidade das gasolinas não é toda igual...
Antes metia gasolina na Galp (por causa dos descontos no 3º domingo de cada mês) e a gasolina desaparecia mais depressa que agora...
Agora meto gasolina no Intermarché e dura mais e o carro puxa igual... E é mais barata Razz
Ir para o topo Ir para baixo
JP47
clube 306 (1*)
clube 306 (1*)
JP47


Mensagens : 246
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 34

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeTer Abr 17, 2012 10:28 pm

Não sei, hoje voltei a por o tubo da admissao original, verifikei o oleo e nao desceu, verifikei fugas de gasolina e nao vi nada, o filtro de gasolina nao esta a verter nada.
Eu nao sei mas será possivel ter algum problema na boia da gasolina, e se sim, é facil/barato de resolver? Onde ponho o carro nao é fiavel ver o nivel de combustivel pois tem uma inclinação para a direita, o k faz o combustivel subir a boia, mas vim para casa com ele na reserva e mostrava 50km feitos, hj ao ligar o carro nao estava na reserva devido á inclinação, mas parei num local plano, desliguei e liguei e ele nao estava na reserva, em andamento fui para a AE para puxar para testar e assim k andei 100mt vi o ponteiro a cair a pike Laughing reserva.
Depois dei umas voltas e parei o carro num sitio nivelado, quando voltei e liguei o carro ele nao estava na reserva e so voltou a acender a reserva passado 2km.

Com isto tudo fiz 70km no total antes de parar na cepsa para voltar a meter mais 10€ Rolling Eyes

Não sei, alguem que me possa dar opinioes sobre isto . . . hj com 10€ meti 5,68L, se o meu carro gastar 8L aos 100km, com estes 5,68L faz em media 71km Razz o que esta certo com o que deu para fazer, a questao real é, pké k aos 50km me acender a reserva, e será que deu para fazer estes 70km ja com o combustivel da reserva Question Question
Ir para o topo Ir para baixo
4620zr
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
4620zr


Mensagens : 812
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 30

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeQua Abr 18, 2012 12:22 am

o medidor de combustível dos 306 não é muito fiável !
Ou andas com o deposito um bocado mais cheio ou a luz ta sempre a acender ....
eu como sou pobresinho e andava sempre nas lonas andava sempre cm a luz da reserva acesa Consumo de combustivel anormal 3195380674 .

eu nao sei quantos litros tem a reserva, mas imaginha que tem 10L , tu vais ás bombas com o deposito vazio e metes 10L ou 15L de combustivel, a luz da reserva apagou . mas se saires da bomba a dar gás ela vai acender logo, porque o combustivel anda pra trás e para a frente e a boia nao mede bem! O mesmo se passa em subidas, descidas e curvas mais acentuadas.

se quizeres fazer uma media de consumo correcta do teu carro, nao é pela luz da reserva que medes. metes a gasolina e fazes as tuas contas, quando a luz começar a acender metes um bidão de gasolina na mala, pra que gastes mesmo a gasolina toda. okey
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeQua Abr 18, 2012 3:29 am

Não sei como é a electronica do teu 306, mas a maioria não faz medições instantaneas para evitar grandes oscilações. Estas são feitas de x em x segundos.
Quanto ao consumo de óleo, deves ter ficado vários km sem ver. É normal 1L em cada 10.000km e recomenda-se.
Alguém te disse que a admissão sem curvas era melhor para o carro? Sim em acelaração é em quase nada, nada ou pior se não fôr uma coisa estudada. E sem duvida com influencias negativas em consumos seja em que situação for. Quem disser que reduziu o consumo (excepto alguns motores diesel), garanto que é puro efeito placebo, basta ter conhecimentos de estequiometria e pensar nos restantes mecanismos de controlo do carro, incluindo sondas lambda.
Se puderes atesta o carro duas vezes, sei que doi, mas é a unica maneira de obteres uma média fiavel e pensa assim:
"fica mais barata atestar do que meter todos os dias devido aos aumentos sucessivos"

Abraço Wink
Ir para o topo Ir para baixo
BMteixeira
moderador
moderador
BMteixeira


Mensagens : 3522
Data de inscrição : 16/06/2010

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeQua Abr 18, 2012 10:55 am

O que te pode ter acontecido foi que andas.te com o carro mais tempo na reserva do que das outras vezes e quando foste meter gasoina metes.te a mesma quantidade, e como tinha gasolina a menos no deposito do que das outras vezes é normal que faça menos KM.
Ir para o topo Ir para baixo
JP47
clube 306 (1*)
clube 306 (1*)
JP47


Mensagens : 246
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 34

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeQua Abr 18, 2012 12:01 pm

BMteixeira escreveu:
O que te pode ter acontecido foi que andas.te com o carro mais tempo na reserva do que das outras vezes e quando foste meter gasoina metes.te a mesma quantidade, e como tinha gasolina a menos no deposito do que das outras vezes é normal que faça menos KM.

Shocked Olha que tu podes ter toda a razão. . . . eu realmente antes de ter metido os tais 15€ = 95km andei um pouco mais com ele na reserva. Poderei ter gasto um pouco da gasolina de reserva e então ao por os tais 15€ ele chegou mais depressa da reserva por ter menos combustivel no deposito em 1a lugar.

0-killed eu sou da tua opinião, quem projectou a mecanica do carro não devia ser burro ao fazer ele daquela maneira, a unica coisa que sei que projudica na acelaração é no proprio tubo, pois a meio dele tem um estrangulador, ele afunila a meio do tubo, isto para diminuir o ruido causado pela sucção de ar, mas diminui tambem o fluxo de ar absorvido pela admissao. De qualquer forma já voltei a meter o tubo de origem Smile

A teoria do BMteixeira pode ser mesmo o que se está a passar, pois desde que andei mais com ele na reserva os meus 10€ nunca mais subiram o ponteiro como antes Sad

Obrigado malta pela vossa ajuda cheers

vamos ver como se comporta o Sedan daqui pa frente okey
Ir para o topo Ir para baixo
BMteixeira
moderador
moderador
BMteixeira


Mensagens : 3522
Data de inscrição : 16/06/2010

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeQua Abr 18, 2012 12:25 pm

JP47 escreveu:
BMteixeira escreveu:
O que te pode ter acontecido foi que andas.te com o carro mais tempo na reserva do que das outras vezes e quando foste meter gasoina metes.te a mesma quantidade, e como tinha gasolina a menos no deposito do que das outras vezes é normal que faça menos KM.

Shocked Olha que tu podes ter toda a razão. . . . eu realmente antes de ter metido os tais 15€ = 95km andei um pouco mais com ele na reserva. Poderei ter gasto um pouco da gasolina de reserva e então ao por os tais 15€ ele chegou mais depressa da reserva por ter menos combustivel no deposito em 1a lugar.

0-killed eu sou da tua opinião, quem projectou a mecanica do carro não devia ser burro ao fazer ele daquela maneira, a unica coisa que sei que projudica na acelaração é no proprio tubo, pois a meio dele tem um estrangulador, ele afunila a meio do tubo, isto para diminuir o ruido causado pela sucção de ar, mas diminui tambem o fluxo de ar absorvido pela admissao. De qualquer forma já voltei a meter o tubo de origem Smile

A teoria do BMteixeira pode ser mesmo o que se está a passar, pois desde que andei mais com ele na reserva os meus 10€ nunca mais subiram o ponteiro como antes Sad

Obrigado malta pela vossa ajuda cheers

vamos ver como se comporta o Sedan daqui pa frente okey

O que te aconteceu tambem me acontece às vezes quando ando mais tempo na reserva.
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitimeQua Abr 18, 2012 4:14 pm

O estrangulador tem efeitos na velocidade de ar, pressão e depressão Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Consumo de combustivel anormal Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de combustivel anormal   Consumo de combustivel anormal Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Consumo de combustivel anormal
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» moastrador de temperatura anormal
» relantim aumenta e fixa num valor anormal
» valvula de corte de combustivel? e isto?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube 306 Portugal :: Mecânica geral-
Ir para: