Clube 306 Portugal
Bem vindo(a)
Clube 306 Portugal
faça o seu registo.....Para ter acesso ao forum completo!!!!
Clube 306 Portugal
Bem vindo(a)
Clube 306 Portugal
faça o seu registo.....Para ter acesso ao forum completo!!!!
Clube 306 Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clube 306 Portugal

Clube Peugeot 306 Portugal... Forum dirigido aos amantes do Peugeot 306
 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 alteração de motor

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
ismael306dturbo
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
ismael306dturbo


Mensagens : 60
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 36

alteração de motor Empty
MensagemAssunto: alteração de motor   alteração de motor Icon_minitimeSex Dez 09, 2011 9:21 pm

Pessoal trago aqui uma questão, andei aqui a procura no forum e não encontrei nada. . .

É possivel adaptar o turbo e o intercooler de um motor Dturbo para um motor 1.9d ou 1.8d?

Já ouvi falar nisto, mas não tenho a certeza. . . scratch

eu estou a falar nisto pq o meu pug encostou, ta morto Sad

e estou em vias de adquirir um 306 diesel mas sem turbo, uma vez que o turbo do meu está impec, queria saber se o podia aproveitar. . .

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
pampy
moderador
moderador
pampy


Mensagens : 3370
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 43

alteração de motor Empty
MensagemAssunto: Re: alteração de motor   alteração de motor Icon_minitimeSex Dez 09, 2011 11:50 pm

o ser possivel é migo mas nao é seguro que o motor dure muito.
Ir para o topo Ir para baixo
dann
Admin
Admin
dann


Mensagens : 4184
Data de inscrição : 01/04/2010
Idade : 49

alteração de motor Empty
MensagemAssunto: Re: alteração de motor   alteração de motor Icon_minitimeSáb Dez 10, 2011 12:10 am

eu nao entendo muito de mecanica ,mas aplicar um turbo num motor sem turbo ...na minha opiniao é mesmo projecto roto...mas os entendidos que digam algo!!!
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/fotospretobranco
ismael306dturbo
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
ismael306dturbo


Mensagens : 60
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 36

alteração de motor Empty
MensagemAssunto: Re: alteração de motor   alteração de motor Icon_minitimeSáb Dez 10, 2011 7:01 am

pois isto não é nada concreto, era só para ter uma ideia se realmente fazia isso ou nao...

mas tenho a ideia de que o bloco do dturbo é exatamente o mesmo do 1.9 normal? Suspect

Ir para o topo Ir para baixo
pampy
moderador
moderador
pampy


Mensagens : 3370
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 43

alteração de motor Empty
MensagemAssunto: Re: alteração de motor   alteração de motor Icon_minitimeSáb Dez 10, 2011 8:56 am

ismael306dturbo escreveu:
pois isto não é nada concreto, era só para ter uma ideia se realmente fazia isso ou nao...

mas tenho a ideia de que o bloco do dturbo é exatamente o mesmo do 1.9 normal? Suspect

pode até ser igual mas nao chega. o miolo do bloco tambem conta
Ir para o topo Ir para baixo
ismael306dturbo
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
ismael306dturbo


Mensagens : 60
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 36

alteração de motor Empty
MensagemAssunto: Re: alteração de motor   alteração de motor Icon_minitimeSáb Dez 10, 2011 4:51 pm

pois é fica a ideia no ar...

posso estar a correr um grande risco . . .

vou tentar investigar mais acerca disso... study

entao o que posso fazer num 1.9d? dar algum avanço na bomba? Twisted Evil
ou há mais alguma coisa que possa dar mais vida aquele motor?

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

alteração de motor Empty
MensagemAssunto: Re: alteração de motor   alteração de motor Icon_minitimeSáb Dez 10, 2011 6:46 pm

Podes fazer, mas ou usas pressões bastante baixas ou o bloco pode não durar muito.

Há MUITAS diferenças entre motores atmosféricos e turbinados.

Sem duvida as câmaras de combustão são diferentes. Vão ter um volume maior nos turbinados e aqui tens um grande problema. Meter ar sob pressão num atmosférico, vais exigir um esforço enorme do pistão, segmentos e cabeça. Se não ceder por aqui, vai ceder pelo excesso de temperatura que o motor atinge. Quanto mais comprimes o ar, mais vai aquecer... Isto resolve-se com um junta da cabeça mais grossa.

Depois temos a questão de rendimento. Geralmente os ângulos de abertura e fecho de válvulas são diferentes, isto porque os motores atmosféricos são estudados para aproveitar a inércia da coluna gasosa ao máximo possível (é difícil fazer entrar o ar por sucção de forma a encher o cilindro como deve ser). Nos turbinados temos ângulos que jogam com a pressão e velocidade de entrada do ar.

Ainda há a questão da bomba injectora. Os turbinados têm um sobrealimentador (LDA) que entra em acção conforme a pressão do turbo. Quanto mais ar entra, mais débito e avanço vai ter a bomba. Isto ajuda o turbo a gerar pressão, pois aumenta o volume de gases de escape e aumenta o rendimento, uma vez que há gasóleo suficiente para o ar que entra

Por fim, a qualidade dos pistões, segmentos, bielas e bronzes, talvez sejam diferentes para aguentar a compressão no turbinado.

Só resta saber se o bloco atmosférico está pronto a ligações extra para a alimentação de óleo no turbo.

Sinceramente, é um risco grande.
Há quem faça e funciona às mil maravilhas e ainda consegue dar mais potência em relação aos stock DT.
Há quem faça e parta logo o motor em 3 tempos...

Pessoalmente, eu investia num motor DT, mesmo que fosse em mau estado, e com tempo e calma metia-o novo Wink
Ir para o topo Ir para baixo
ismael306dturbo
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
ismael306dturbo


Mensagens : 60
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 36

alteração de motor Empty
MensagemAssunto: Re: alteração de motor   alteração de motor Icon_minitimeSáb Dez 10, 2011 6:57 pm

Muito obrigado 0-killed grande esclarecimento mesmo!!

Agora sem duvida nenhuma, não vou fazer esse tipo de alteração!

Se eu meter um motor dturbo na ipo não haverá problemas??


Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

alteração de motor Empty
MensagemAssunto: Re: alteração de motor   alteração de motor Icon_minitimeSáb Dez 10, 2011 8:50 pm

Se no inicio da IPO não virem o turbo, deve passar sem problemas, mas mais um vez é sempre um risco.
Óbvio que se levas algum intercooler... não passa mesmo. E assim tens que tapar a ligação da bomba ao intercooler (a tal LDA que referi)

Quando vão medir a opacidade, eles têm valores para carros com e sem turbo, e pela matricula ou numero de chassis vêm que tipo de motor veio de fábrica.
Como estes motores são alentejanos, o turbo está escondido, logo não devem ver e passa despercebido.
Tens é que ter bem afinado para não gerar muitas partículas.

Se houver problema, simplesmente arranjas uns colectores de um 1.9D, tapas as alimentações de óleo do turbo, IPO com ele e não há problemas.
Penso eu de que....
Ir para o topo Ir para baixo
ismael306dturbo
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
ismael306dturbo


Mensagens : 60
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 36

alteração de motor Empty
MensagemAssunto: Re: alteração de motor   alteração de motor Icon_minitimeSáb Dez 10, 2011 8:52 pm

Boa dica mais uma vez muito obrigado! Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo
JJcheirinhas
clube 306 (2*)
clube 306 (2*)
JJcheirinhas


Mensagens : 331
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 33

alteração de motor Empty
MensagemAssunto: Re: alteração de motor   alteração de motor Icon_minitimeTer Dez 13, 2011 3:15 am

no 1800 n e aconselhavel mas o 1905cc atmosferico se meteres o turbo e interculer fica igualzinho ao 1905TD...
Ir para o topo Ir para baixo
JJcheirinhas
clube 306 (2*)
clube 306 (2*)
JJcheirinhas


Mensagens : 331
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 33

alteração de motor Empty
MensagemAssunto: Re: alteração de motor   alteração de motor Icon_minitimeTer Dez 13, 2011 3:16 am

so acho k te fica mais caro.... eu era pra o fazer mas optei por comprar o motor td pk saime mais barato duk tar a comprar turbo intercooler e depois o trabalho da instalaçao!!
Ir para o topo Ir para baixo
ismael306dturbo
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
ismael306dturbo


Mensagens : 60
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 36

alteração de motor Empty
MensagemAssunto: Re: alteração de motor   alteração de motor Icon_minitimeTer Dez 13, 2011 4:34 am

Pois eu tb ja tinha conhecimento de alguma coisa, e para mim essa alteração ia ficar a custo zero,
pois ja tenho o turbo e o intercooler do meu antigo motor, que estão impec!!

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

alteração de motor Empty
MensagemAssunto: Re: alteração de motor   alteração de motor Icon_minitimeTer Dez 13, 2011 7:31 pm

geralmente os blocos são vendidos sem turbo e sem bomba.
porque não procurar um? Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





alteração de motor Empty
MensagemAssunto: Re: alteração de motor   alteração de motor Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
alteração de motor
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Alteração de motor 1.9D para 1.9 TD
» Duvida sobre alteração de motor?
»  alteraçao do meu turbo
» alteração a lei sobre o gpl
» Passar ligeiro comercial de 2 lugares para 5, alguém sabe??

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube 306 Portugal :: Mecânica geral-
Ir para: