Boa noite meus caros,
Desculpem responder só agora, mas tenho estado ausente do fórum por razões profissionais.
Bem, mas falando deste tema que estava a deixar-me assustado, felizmente conseguiram resolver o problema da correia de distribuição!!
Pois é... o problema do desgaste da correia de distribuição era mesmo da Poli!.. Mas era da Poli, porque esta não era daquele motor. O mecânico nem sabe como a correia anterior metida pelo dono anterior, conseguiu aguentar mesmo apesar de a ter detectado quase rompida por completo quando esta já tinha cerca de 70mil kms..
O que é certo é que, apesar do antigo dono ter metido toda a distribuição do motor nova mesmo antes de ma vender, a pessoa que lhe forneceu a Poli, forneceu uma de outra motorização. Como a Poli errada tinha uma superfície de contacto diferente, estava a desgastar a correia.
Assim que o mecênico meteu uma nova (conseguiu arranjar pela garantia), esta já estava a desgastar, mal experimentou colocá-la a trabalhar. Ele achou tão estranho que lembrou-se de tirar a Poli fora, foi à loja de peças para comparar com uma poli de motores 2.0 Hdi e viu que não tinha nada a ver!.. Heis que descobriu o problema!
Para além da Poli, também levou rolamentos iguais aos de origem, pois os que foram metidos pelo antigo dono, eram de plástico e já tinham folga. Foi possível trocar os rolamente através da garantia, mas certamente que foi mais caro os rolamentos de ferro. Não sei quanto custou porque foi o antigo dono e que certamente pagou algum custo adicional...
De momento está tudo a funcionar bem! Por isso amigos, tenham atenção quando compram um carro usado. Sem querer, estamos sujeitos a ter graves problemas no motor, que foi o meu caso de ter a correia de distribuição quase a rebentar!..
A culpa nem foi do antigo dono mas sim de quem lhe vendeu a poli, o que é grave! Bem, mas o que interessa é estar resolvido!
Apesar da trabalheira que deu, o mecânico foi impecável e só paguei a mão-de-obra e não o tempo que perdeu em deslocações...
Agora estou a tentar descobrir um problema que existe desde que o comprei.
Sempre que acelero, independentemente da velocidade que esteja inserida, faz um barulho equivalente a um carro a gasolina quando fucniona a 3 cilindros (por exemplo). Se mantenho a aceleração, já não faz barulho. O mecânico diz que será da válvula EGR que parece ter uma pequena folga numa peça, mas não consegue saber em concreto.
Só não experimentei trocar, porque isso é muito caro!...
Amigos, terão alguma ideia do que poderá ser, mediante a descrição que vos indiquei?
Só espero que não seja grave, pois tenho receio de andar com ele assim..
O que é certo é que o motor desenvolve na mesma bem e tem boas prestações... o problema é o barulho que me incomoda e dá a sensação do motor estar velho..
Se me puderem ajudar agradeço!
Abraços e obrigado pela vossa colaboração!