Ora bem...
Hoje foi dia de trocar um retentor na caixa de velocidades. Coisa simples e deveria ter sido fácil, mas não... A transmissão estava muito agarrada mas lá saiu... era um trabalho rápido de demorou várias horas...
Começo com um aviso:
NUNCA CONFIEM NOS MACACOS QUANDO ESTAM DEBAIXO DO VOSSO CARRO!
Usem preguiças ou cavaletes, deêm o nome que quiserem, mas nunca usem macacos... sejam eles de origem do carro ou hidraulicos. Ambos podem falhar devido a movimentos e força que fazemos nas peças.
Reparem no que aconteceu ao meu macaco enquanto levantava o carro para meter a preguiça, partiu em cima... Cheguei a pensar que tinha furado a carroçaria...
Agora o serviço...
Aqui está o sitio a atacar. Dá para ver que tem uma bela fuga de valvulina... Dá, não dá?
Começar por tirar a valvulina e a transmissão, o que implica tirar esta porca gigante.. Uma aventura para conseguir uma chave 35... Comprei 34 por erro, fui trocar por uma 35, mas o homem trocou as chave e trouxe a 34 na mesma e lá voltei outra vez para vir com a 35...
Remover o freio, tive que tirar a roda:
Depois meti a roda no sitio e inventei um bocado para a chave não torcer e danificar a porca ou ferramenta (é preciso força)
Para soltar a transmissão tem que se desapertar o conjunto do disco e suspensão em baixo (no triangulo):
Depois tem que se desapertar estas porcas. A transmissão deste carro passa pelo apoio central do motor e está trancada por estes parafusos com cabeça especial. Desaperta-se as porcas quase ao limite e roda-se os parafusos 90º.
Aqui está ela:
Retira-se o retentor com uma chave de fendas:
Alguém já deu uma vista de olhos numa caixa
Mete-se o retentor novo com umas pancadinhas de amor:
E com ele no sitio é só montar tudo e meter valvulina:
Espero que seja útil para quem tem fugas pela caixa e tenha medo de ir à oficina.
A despesa total não chegou a 20€
Abraço a todos