Hoje foi dia de mais uma intervenção, que andava adiada há muito tempo...
O alvo da intervenção foi um apoio do motor:
Existem dois tipos de apoio, um igual aos originais do carro, em que a borracha está num anel metálico, e uns que são agora vendidos na origem e é apenas a borracha...
Eu optei apenas pela borracha por ser muito mais simples de trocar.
O antigo sistema exigia tirar a valvulina da caixa, transmissão, o conjunto do apoio e usar uma prensa.
Este novo dá para trocar sem grandes problemas.
Para retirar o velho tive que cortar a borracha. Usei um berbequim pois era a ferramenta que permitia furar melhor o apoio de ponta a ponta.
Aqui está ele ao lado do novo:
Onde o comprei disseram-me que tinha que retirar o anel do antigo. Exigia ter que o cortar pois ele entra sobre pressão.
Como era de esperar, lá estava ele alojado no seu local de trabalho:
A maneira mais fácil foi inverter a folha do serrote e começar a cortar com paciencia para não estragar mais do que devia:
Aqui está o conjunto todo fora:
Apoio novo no sitio:
E o resultado final:
Agora vem a minha grande duvida....
Julgo que o anel do apoio antigo deveria ter ficado lá... O novo apoio não fica firme, mesmo depois de tudo apertado é possível deslocado o dito lateralmente. É certo que ele não vai cair, mas não gostei muito.
Tentei meter com o anel lá no sitio e ele não estava a entrar, mas sem o anel entrou um bocado a custo (não muito).
Será que devo meter o anel metálico e testar a firmeza da coisa???
abraço