| Consumo de combustivel anormal | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
JP47 clube 306 (1*)
| Assunto: Consumo de combustivel anormal Seg Abr 16, 2012 6:22 pm | |
| Boas pessoal, o meu sedan anda a beber demasiado para meu gosto nestes ultimos dias, mesmo com o aumento dos preços da gasolina a difrença de litros ao abastecer não é assim muito diferente que antes, ou seja, antes com 10€ punha em media 6L de gasolina 95, agora com os mesmos 10€ ponho a volta de 5,90L. O que acho estranho é que com esses 10€ fazia em media 100Km antes de xegar á reserva, agora apenas fiz 50km e ja esta com a luz da reserva acesa , isto começou quando com 15€ fiz 95km, e apartir dai achei logo estranho. Tenho tambem a sensação que o motor anda a beber mais oleo que o custume, e o fumo do escape apesar de nao ser azul, sai com mais frequencia do escape e tem o odor que me faz parecer de oleo queimado. O nivel da vareta tambem estava em baixo perto do minimo o que nunca antes tinha acontecido. A unica mudificação recente que fiz ao carro foi o rebaixamento e retirei o tudo da caixa de ar até é frente do carro e coloquei um tudo directo ate perto da roda esquerda para absorver mais ar sem os estranguladores que o tudo de origem tem. O meu motor é um 1.4 e o carro é de 1998, o que acham que possa ser e o que poderei eu fazer para detectar o problema. Cumps | |
|
| |
BMteixeira moderador
| Assunto: Re: Consumo de combustivel anormal Seg Abr 16, 2012 7:18 pm | |
| Esses consumos que falas de quando o carro gastava menos nao sao antes de meteres as 15? Nota.se sempre um pouco os consumos.
Isso do fumo pode ser os vedantes das valvulas ressequidos devido à idade do carro. | |
|
| |
Gerson Varanda clube 306 (4*)
| Assunto: Re: Consumo de combustivel anormal Seg Abr 16, 2012 7:40 pm | |
| O meu carro também um 1.4 de 98... E também tem uns consumos de m**da!! O depósito do carro leva 60 litros... E a média que faço é à volta de 600 km's com um depósito! Mas também a maioria dos km´s que faço é sempre nas voltinhas e às vezes puxo por ele... Isso era antes quando tinha jante 14" com pneu 185/65... Agora que meti jante 15" vamos ver qual vai ser a diferença!! Que medo!!! | |
|
| |
JP47 clube 306 (1*)
| Assunto: Re: Consumo de combustivel anormal Seg Abr 16, 2012 7:51 pm | |
| - BMteixeira escreveu:
- Esses consumos que falas de quando o carro gastava menos nao sao antes de meteres as 15? Nota.se sempre um pouco os consumos.
Isso do fumo pode ser os vedantes das valvulas ressequidos devido à idade do carro. sim ele gastava menos antes de por os tais 15€ e fez-me 95km, pké? | |
|
| |
JP47 clube 306 (1*)
| Assunto: Re: Consumo de combustivel anormal Seg Abr 16, 2012 7:52 pm | |
| | |
|
| |
barata13 clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Consumo de combustivel anormal Seg Abr 16, 2012 10:45 pm | |
| | |
|
| |
BMteixeira moderador
| Assunto: Re: Consumo de combustivel anormal Seg Abr 16, 2012 11:13 pm | |
| - JP47 escreveu:
- BMteixeira escreveu:
- Esses consumos que falas de quando o carro gastava menos nao sao antes de meteres as 15? Nota.se sempre um pouco os consumos.
Isso do fumo pode ser os vedantes das valvulas ressequidos devido à idade do carro. sim ele gastava menos antes de por os tais 15€ e fez-me 95km, pké?
Eu estava a falar 15 mas era as jantes. | |
|
| |
JP47 clube 306 (1*)
| Assunto: Re: Consumo de combustivel anormal Seg Abr 16, 2012 11:53 pm | |
| - BMteixeira escreveu:
- JP47 escreveu:
- BMteixeira escreveu:
Isso do fumo pode ser os vedantes das valvulas ressequidos devido à idade do carro. sim ele gastava menos antes de por os tais 15€ e fez-me 95km, pké?
Eu estava a falar 15 mas era as jantes. nao mesmo depois de por as jantes 15" os consumos mantiveram-se os mesmos, isto esta so a acontecer á cerca de uma semana | |
|
| |
BMteixeira moderador
| Assunto: Re: Consumo de combustivel anormal Ter Abr 17, 2012 12:56 am | |
| - JP47 escreveu:
- BMteixeira escreveu:
- JP47 escreveu:
- BMteixeira escreveu:
Eu estava a falar 15 mas era as jantes. nao mesmo depois de por as jantes 15" os consumos mantiveram-se os mesmos, isto esta so a acontecer á cerca de uma semana Como está o filtro de gasolina? Mudaste.o há pouco tempo? E as velas? | |
|
| |
JP47 clube 306 (1*)
| Assunto: Re: Consumo de combustivel anormal Ter Abr 17, 2012 1:29 pm | |
| - BMteixeira escreveu:
- JP47 escreveu:
- BMteixeira escreveu:
- JP47 escreveu:
- BMteixeira escreveu:
Eu estava a falar 15 mas era as jantes. nao mesmo depois de por as jantes 15" os consumos mantiveram-se os mesmos, isto esta so a acontecer á cerca de uma semana Como está o filtro de gasolina? Mudaste.o há pouco tempo? E as velas? mudei isso tudo quando comprei o carro, é possivel que tenham 1 ano essas peças :S | |
|
| |
BMteixeira moderador
| Assunto: Re: Consumo de combustivel anormal Ter Abr 17, 2012 3:33 pm | |
| - JP47 escreveu:
- BMteixeira escreveu:
- JP47 escreveu:
- BMteixeira escreveu:
- JP47 escreveu:
- BMteixeira escreveu:
Eu estava a falar 15 mas era as jantes. nao mesmo depois de por as jantes 15" os consumos mantiveram-se os mesmos, isto esta so a acontecer á cerca de uma semana Como está o filtro de gasolina? Mudaste.o há pouco tempo? E as velas? mudei isso tudo quando comprei o carro, é possivel que tenham 1 ano essas peças :S A gasolina que metes.te foi sempre na mesma bomba? Não te dá cheiro a gasolina? Podes ter algum tubo furado. | |
|
| |
JP47 clube 306 (1*)
| |
| |
Gerson Varanda clube 306 (4*)
| Assunto: Re: Consumo de combustivel anormal Ter Abr 17, 2012 7:03 pm | |
| Também já reparei que a qualidade das gasolinas não é toda igual... Antes metia gasolina na Galp (por causa dos descontos no 3º domingo de cada mês) e a gasolina desaparecia mais depressa que agora... Agora meto gasolina no Intermarché e dura mais e o carro puxa igual... E é mais barata | |
|
| |
JP47 clube 306 (1*)
| Assunto: Re: Consumo de combustivel anormal Ter Abr 17, 2012 10:28 pm | |
| Não sei, hoje voltei a por o tubo da admissao original, verifikei o oleo e nao desceu, verifikei fugas de gasolina e nao vi nada, o filtro de gasolina nao esta a verter nada. Eu nao sei mas será possivel ter algum problema na boia da gasolina, e se sim, é facil/barato de resolver? Onde ponho o carro nao é fiavel ver o nivel de combustivel pois tem uma inclinação para a direita, o k faz o combustivel subir a boia, mas vim para casa com ele na reserva e mostrava 50km feitos, hj ao ligar o carro nao estava na reserva devido á inclinação, mas parei num local plano, desliguei e liguei e ele nao estava na reserva, em andamento fui para a AE para puxar para testar e assim k andei 100mt vi o ponteiro a cair a pike reserva. Depois dei umas voltas e parei o carro num sitio nivelado, quando voltei e liguei o carro ele nao estava na reserva e so voltou a acender a reserva passado 2km. Com isto tudo fiz 70km no total antes de parar na cepsa para voltar a meter mais 10€ Não sei, alguem que me possa dar opinioes sobre isto . . . hj com 10€ meti 5,68L, se o meu carro gastar 8L aos 100km, com estes 5,68L faz em media 71km o que esta certo com o que deu para fazer, a questao real é, pké k aos 50km me acender a reserva, e será que deu para fazer estes 70km ja com o combustivel da reserva | |
|
| |
4620zr clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Consumo de combustivel anormal Qua Abr 18, 2012 12:22 am | |
| o medidor de combustível dos 306 não é muito fiável ! Ou andas com o deposito um bocado mais cheio ou a luz ta sempre a acender .... eu como sou pobresinho e andava sempre nas lonas andava sempre cm a luz da reserva acesa . eu nao sei quantos litros tem a reserva, mas imaginha que tem 10L , tu vais ás bombas com o deposito vazio e metes 10L ou 15L de combustivel, a luz da reserva apagou . mas se saires da bomba a dar gás ela vai acender logo, porque o combustivel anda pra trás e para a frente e a boia nao mede bem! O mesmo se passa em subidas, descidas e curvas mais acentuadas. se quizeres fazer uma media de consumo correcta do teu carro, nao é pela luz da reserva que medes. metes a gasolina e fazes as tuas contas, quando a luz começar a acender metes um bidão de gasolina na mala, pra que gastes mesmo a gasolina toda. | |
|
| |
0-killed clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Consumo de combustivel anormal Qua Abr 18, 2012 3:29 am | |
| Não sei como é a electronica do teu 306, mas a maioria não faz medições instantaneas para evitar grandes oscilações. Estas são feitas de x em x segundos. Quanto ao consumo de óleo, deves ter ficado vários km sem ver. É normal 1L em cada 10.000km e recomenda-se. Alguém te disse que a admissão sem curvas era melhor para o carro? Sim em acelaração é em quase nada, nada ou pior se não fôr uma coisa estudada. E sem duvida com influencias negativas em consumos seja em que situação for. Quem disser que reduziu o consumo (excepto alguns motores diesel), garanto que é puro efeito placebo, basta ter conhecimentos de estequiometria e pensar nos restantes mecanismos de controlo do carro, incluindo sondas lambda. Se puderes atesta o carro duas vezes, sei que doi, mas é a unica maneira de obteres uma média fiavel e pensa assim: "fica mais barata atestar do que meter todos os dias devido aos aumentos sucessivos" Abraço | |
|
| |
BMteixeira moderador
| Assunto: Re: Consumo de combustivel anormal Qua Abr 18, 2012 10:55 am | |
| O que te pode ter acontecido foi que andas.te com o carro mais tempo na reserva do que das outras vezes e quando foste meter gasoina metes.te a mesma quantidade, e como tinha gasolina a menos no deposito do que das outras vezes é normal que faça menos KM. | |
|
| |
JP47 clube 306 (1*)
| Assunto: Re: Consumo de combustivel anormal Qua Abr 18, 2012 12:01 pm | |
| - BMteixeira escreveu:
- O que te pode ter acontecido foi que andas.te com o carro mais tempo na reserva do que das outras vezes e quando foste meter gasoina metes.te a mesma quantidade, e como tinha gasolina a menos no deposito do que das outras vezes é normal que faça menos KM.
Olha que tu podes ter toda a razão. . . . eu realmente antes de ter metido os tais 15€ = 95km andei um pouco mais com ele na reserva. Poderei ter gasto um pouco da gasolina de reserva e então ao por os tais 15€ ele chegou mais depressa da reserva por ter menos combustivel no deposito em 1a lugar. 0-killed eu sou da tua opinião, quem projectou a mecanica do carro não devia ser burro ao fazer ele daquela maneira, a unica coisa que sei que projudica na acelaração é no proprio tubo, pois a meio dele tem um estrangulador, ele afunila a meio do tubo, isto para diminuir o ruido causado pela sucção de ar, mas diminui tambem o fluxo de ar absorvido pela admissao. De qualquer forma já voltei a meter o tubo de origem A teoria do BMteixeira pode ser mesmo o que se está a passar, pois desde que andei mais com ele na reserva os meus 10€ nunca mais subiram o ponteiro como antes Obrigado malta pela vossa ajuda vamos ver como se comporta o Sedan daqui pa frente | |
|
| |
BMteixeira moderador
| Assunto: Re: Consumo de combustivel anormal Qua Abr 18, 2012 12:25 pm | |
| | |
|
| |
0-killed clube 306 (3*)
| Assunto: Re: Consumo de combustivel anormal Qua Abr 18, 2012 4:14 pm | |
| O estrangulador tem efeitos na velocidade de ar, pressão e depressão | |
|
| |