Clube 306 Portugal
Bem vindo(a)
Clube 306 Portugal
faça o seu registo.....Para ter acesso ao forum completo!!!!
Clube 306 Portugal
Bem vindo(a)
Clube 306 Portugal
faça o seu registo.....Para ter acesso ao forum completo!!!!
Clube 306 Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clube 306 Portugal

Clube Peugeot 306 Portugal... Forum dirigido aos amantes do Peugeot 306
 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Apresentação

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
JSilva
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
JSilva


Mensagens : 52
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 42

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Desgaste de correia de distribuição nova   Apresentação Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 4:21 am

Boas amigos!

Estou com um pequeno (ou grande) na minha carrinha.
Comprei a peugeot 306 2.0hdi há cerca de 1 mês, no qual foi feita a revisão geral ao motor (bomba de água nova, correia de distribuição e rolamentos novos, tensores da correia nova, etc) antes de vir para as minhas mãos. Entretanto após cerca de 2 mil quilómetros começo a ouvir um barulho no motor do tipo "tic tic tic..". Quanto mais acelero (em ponto morto ou em movimento) mais barulho faz.
Fui ao mecânico que fazia as revisões à carrinha do anterior dono e este tirou a tampa que isola a correia de distribuição. Então viu que a corria está a ficar desgastada pelo exterior da mesma e o "tic tic tic tic.." será a correia que se estará a desfiar...

Conclusão, vou ter de deixar na oficina para a semana para ver o que se passa. O mecânico disse que já fazia aquele barulho, mas com mais intensidade, antes de mudar a correia de distribuição e as estantes peças para as novas... No entanto pensava que era pela correia estar super desgastada, mas como ele me disse que levou o Kit todo completo que envolve a correia de distribuição, está a achar estranho como é que com tão poucos km's a correia já está a ficar gasta novamente... Sad
Amigos, vocês têm alguma ideia do que possa estar a causar desgastar da correia?
Não sei se o que vou indicar pode ajudar, mas quando puxo pelo carro, ou seja, quando está a desenvolver o carro faz um barulho com pouco ruído que parece idêntico a um carro a gasolina quando trabalha com menos um cilindro. Se mantiver a velocidade de forma constante deixa de fazer o dito barulho, mas se continuar a aumentar a velocidade, independentemente da mudança que esteja metida, o motor faz esse pequeno ruido que em parte incomoda-me. Será que este barulho poderá ter algo a ver com o desgaste da correia?

Desculpem este testamento, mas estou a tentar detalhar o melhor possível para saber se conseguem ajudar-me a desvendar o problema Smile

Um abraço e obrigado!!
Ir para o topo Ir para baixo
sNoOk
clube 306 (5*)
clube 306 (5*)
avatar


Mensagens : 2179
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 38

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 11:10 am

Eu acho que é na cabeça do Motor... Devem ser as válvulas que estão a fazer esse barulho, e não a correia.
Vê lá bem isso!
Ir para o topo Ir para baixo
pampy
moderador
moderador
pampy


Mensagens : 3370
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 43

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 12:40 pm

podera ser isso mesmo que o snook disse em relação ao barulho. desgaste nas tuchas de válvulas.
agora o desgaste da correia pode bem ser um plastico encostado ou ma poli empenada.
Ir para o topo Ir para baixo
mental
clube 306 (1*)
clube 306 (1*)
mental


Mensagens : 237
Data de inscrição : 12/12/2010
Idade : 37

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeSeg Abr 18, 2011 12:40 am

eu tive um problema parecido há cerca de um mes ou 2...
só que o barulho do meu era "tok tok tok" e o teu dizes que é "tic tic tic"
no meu caso foi a poli da cambota que ja estava nas ultimas.
Boa sorte com isso!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.myspace.com/j.afrika
JSilva
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
JSilva


Mensagens : 52
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 42

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeSeg Abr 18, 2011 1:27 am

Obrigado pelas ajuda amigos!
Vou tentar transmitir as possibilidades com o mecânico para ver se descobre com mais rapidez o possível problema que eu tenho.
Pelo que andei a pesquisar e pelo que vocês me estão a indicar, poderá ser de facto a poli o problema. Vou enviar-vos o comentário de uma pessoa que descobri na net:

"Infelizmente é bastante comum nos motores 2.0 Hdi (de 90 ou 110 cv) a poli da cambota desvulcanizar. A borracha está vulcanizada entre o centro e o aro exterior da poli para "filtrar" vibrações da cambota e com o uso acaba por se degradar. Acontece em todos os modelos com esse motor, Berlingo, Xsara, C5, Evasion, até na Peugeot (206,306,406...) é igual.
Desde que detectado e reparado a tempo não coloca em causa a correia de distribuição, visto a poli da cambota accionar a correia de acessórios (alternador, bomba de direcção, etc), o problema é quando ninguém liga ao barulho nem á vibração e a poli parte de modo a enrolar a correia de acessórios para dentro da tampa da distribuição, como eu já vi uma vez, e a correia da distribuição fica "fora de ponto".
Não sei se estas polis mais recentes não estão já melhoradas para durarem um pouco mais, esperemos que sim."


Depois ainda vi outro comentário:

Também ja meti poli da cambota no meu 206, parecia que andava a bater válvulas e assustei-me. afinal foi a poli."


Provavelmente o barulho que eu vos transmiti quando o carro está a puxar/aumentar a velocidade e o facto de a correia estar a ficar gasta pelo exterior, possivelmente que o problema estará centralizado na poli. Que acham?
Mental, o "tik tik tik" não sei se será da correia estar um pouco desfiada, mas pode ser que de facto venha da poli.
Pelo que li e pelo que vocês dizem, estou a ver qe os motores 2.0 HDI dão muitos problemas na poli Sad

Quarta-feira vou deixar o carro no mecânico e vou transmitir as vossas opiniões!

Mais uma vez agradeço imenso a vossa ajuda! Smile

Big abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
sNoOk
clube 306 (5*)
clube 306 (5*)
avatar


Mensagens : 2179
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 38

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeSeg Abr 18, 2011 1:57 am

Também pode ser da poli!
Mas a ser do que temos estado a falar, não convém muito andares no carro para não teres mais surpresas.
Ir para o topo Ir para baixo
JSilva
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
JSilva


Mensagens : 52
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 42

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeSeg Abr 18, 2011 2:55 am

O carro é de trabalho, mas vou tentar não abusar até quarta. Mas como tu dizes, se der para evitar, melhor!

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
mental
clube 306 (1*)
clube 306 (1*)
mental


Mensagens : 237
Data de inscrição : 12/12/2010
Idade : 37

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeSeg Abr 18, 2011 2:43 pm

Boas,
No meu caso quando tive de substituir a poli, aquilo fazia o tal "tok tok tok"
mas a uma certa rotaçao, o barulho era menos, talvez tambem por tar em rotaçoes mais elevadas e o barulho do motor
por sua vez abafava o tal "tok tok tok"
eu paguei caro pela mudança da poli e aproveitei pra meter uma correia do alternador que ja tava um pouco gasta.
mas pelo que ja me disseram aqui no forum, eu fui literalmente "roubado" Evil or Very Mad
salvo erro, ficou me em 198€ o arranjo.
mas de certo que encontras mais barato, e claro, se nao mudares a correia, o preço será outro certamente!

vai dando noticias para o pessoal se manter "informado" dos problemas que os nossos carritos possam dar.

mais uma vez, boa sorte com isso mano!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.myspace.com/j.afrika
JSilva
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
JSilva


Mensagens : 52
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 42

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeTer maio 31, 2011 3:44 am

Boa noite meus caros,

Desculpem responder só agora, mas tenho estado ausente do fórum por razões profissionais.
Bem, mas falando deste tema que estava a deixar-me assustado, felizmente conseguiram resolver o problema da correia de distribuição!!
Pois é... o problema do desgaste da correia de distribuição era mesmo da Poli!.. Mas era da Poli, porque esta não era daquele motor. O mecânico nem sabe como a correia anterior metida pelo dono anterior, conseguiu aguentar mesmo apesar de a ter detectado quase rompida por completo quando esta já tinha cerca de 70mil kms..
O que é certo é que, apesar do antigo dono ter metido toda a distribuição do motor nova mesmo antes de ma vender, a pessoa que lhe forneceu a Poli, forneceu uma de outra motorização. Como a Poli errada tinha uma superfície de contacto diferente, estava a desgastar a correia.
Assim que o mecênico meteu uma nova (conseguiu arranjar pela garantia), esta já estava a desgastar, mal experimentou colocá-la a trabalhar. Ele achou tão estranho que lembrou-se de tirar a Poli fora, foi à loja de peças para comparar com uma poli de motores 2.0 Hdi e viu que não tinha nada a ver!.. Heis que descobriu o problema!
Para além da Poli, também levou rolamentos iguais aos de origem, pois os que foram metidos pelo antigo dono, eram de plástico e já tinham folga. Foi possível trocar os rolamente através da garantia, mas certamente que foi mais caro os rolamentos de ferro. Não sei quanto custou porque foi o antigo dono e que certamente pagou algum custo adicional...
De momento está tudo a funcionar bem! Por isso amigos, tenham atenção quando compram um carro usado. Sem querer, estamos sujeitos a ter graves problemas no motor, que foi o meu caso de ter a correia de distribuição quase a rebentar!.. Sad A culpa nem foi do antigo dono mas sim de quem lhe vendeu a poli, o que é grave! Bem, mas o que interessa é estar resolvido!
Apesar da trabalheira que deu, o mecânico foi impecável e só paguei a mão-de-obra e não o tempo que perdeu em deslocações...


Agora estou a tentar descobrir um problema que existe desde que o comprei.
Sempre que acelero, independentemente da velocidade que esteja inserida, faz um barulho equivalente a um carro a gasolina quando fucniona a 3 cilindros (por exemplo). Se mantenho a aceleração, já não faz barulho. O mecânico diz que será da válvula EGR que parece ter uma pequena folga numa peça, mas não consegue saber em concreto.
Só não experimentei trocar, porque isso é muito caro!...
Amigos, terão alguma ideia do que poderá ser, mediante a descrição que vos indiquei?
Só espero que não seja grave, pois tenho receio de andar com ele assim.. Sad O que é certo é que o motor desenvolve na mesma bem e tem boas prestações... o problema é o barulho que me incomoda e dá a sensação do motor estar velho..

Se me puderem ajudar agradeço!

Abraços e obrigado pela vossa colaboração! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Apresentação
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Apresentaçao
» Apresentação
» Apresentação
» Apresentação
» Apresentaçao

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube 306 Portugal :: Tutoriais e apresentações :: Novos membros-
Ir para: