Clube 306 Portugal
Bem vindo(a)
Clube 306 Portugal
faça o seu registo.....Para ter acesso ao forum completo!!!!
Clube 306 Portugal
Bem vindo(a)
Clube 306 Portugal
faça o seu registo.....Para ter acesso ao forum completo!!!!
Clube 306 Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clube 306 Portugal

Clube Peugeot 306 Portugal... Forum dirigido aos amantes do Peugeot 306
 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 AJUDA - Sofagem não aquece…

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
retornado
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
retornado


Mensagens : 32
Data de inscrição : 27/07/2011

AJUDA - Sofagem não aquece… Empty
MensagemAssunto: AJUDA - Sofagem não aquece…   AJUDA - Sofagem não aquece… Icon_minitimeSex Nov 06, 2020 3:01 pm

Bom dia a todos,O motivo que me levou a abrir este tópico, prende-se com a falta de ar quente na sofagem da minha leoa (306 1.9 TD). Este problema já persiste desde o ano passado e apareceu de repente. Isto é, a sofagem funcionava bem e após os meses de verão, quando precisei de a utilizar novamente no inverno, praticamente não dava calor. Ao virar o botão para o quente, nota-se que o ar fica um pouco mais tépido mas nada que se possa considerar calor (é apenas um ar um pouco menos frio).


Bom, o que fiz até agora foi:
- Verificar o termostato. Mesmo funcionando bem, foi trocado por um novo. A carrinha aquece bem e a temperatura mantem-se estável um pouco acima dos 80 graus;

- Retirei as mangueiras que vão para o radiador da sofagem e coloquei uma mangueira de água com pressão a forçar no sentido oposto ao qual normalmente circula a água. Aparentemente não há qualquer bloqueio e a água sai sem dificuldade na outra extremidade;

- Tentei chegar ao motor da "comporta" da sofagem (que faz variar entre o ar passar ou não pelo radiador da sofagem) para o testar, mas não o consegui encontrar. Tirei o painel todo do rádio e os 2 porta luvas ...mas nem sinal dele...

- Fui à Peugeot e pedi para verem o que se passava. Andaram a dar voltas para arranjarem outras coisas para compor e, quando fui buscar a carrinha...estava igual. O chefe dos mecânicos mostrou-me uma filmagem onde mostra que o motor da "comporta" funciona, mas...falta saber se consegue transmitir o movimento ao mecanismo interno. Bom, basicamente disse que para verificarem mais a fundo tinham de desmontar o tablier todo e que era um processo muito caro...

Bom, neste momento tenho novamente o interior do carro meio desmontado e tento perceber onde está o dito motor. Será que tenho mesmo de retirar o tablier todo para lá chegar? Ou será que apesar de passar água no radiador ele está bastante sujo e não consegue fazer a troca de calor de forma eficiente? Quando desmontei o tablier a 1ª vez, verifiquei que a consola onde estão os botões da sofagem está um pouco derretida na parte de trás. Será que não funciona bem e não dá sinal para a comporta do ar quente abrir totalmente?

Bom, desde já agradeço qualquer ajuda que possa levar à resolução deste problema, pois aproxima-se o inverno e eu costumo fazer viagens pelas zonas mais frias do País...coisa que é pouco agradável sem sofagem!

Cumprimentos

Chorofsky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
APR

APR


Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/04/2011

AJUDA - Sofagem não aquece… Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - Sofagem não aquece…   AJUDA - Sofagem não aquece… Icon_minitimeDom Nov 08, 2020 10:43 pm

Já foste ver se os fusíveis estão bons ? Se não me engano existe uma resistência no circuito da sofagem, já que tens isso meio desmontado, aproveita e desmonta tudo para se testar, é uma seca mas é mais fácil para se trabalhar
Ir para o topo Ir para baixo
Chorofsky

Chorofsky


Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/11/2020

AJUDA - Sofagem não aquece… Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - Sofagem não aquece…   AJUDA - Sofagem não aquece… Icon_minitimeSeg Nov 09, 2020 7:16 pm

Boas!!
Tive esse exato problema desde que adquiri a minha 306 break, versão privilegie de 2001. Também fiz a limpeza direta no permutador de calor da chauffage, tendo boa circulação de água no mesmo. Mas apenas se sentia uma temperatura muito ténue de inicio que nem dava para desembaciar o vidro. O maior entrave para a situação ficar resolvida de vez é mesmo a "carga de trabalhos" necessária, visto que o tablier tem se ser desmontado para aceder ao permutador de calor.
Mas tinha mesmo de ser e finalmente decidi tratar desse "único" problema que já fazia tempo para ser resolvido! Mas desde já alerto para uma situação... Na minha ingenuidade decidi mandar vir de uma plataforma de venda de peças auto, a fim de poupar uns trocos, o tal permutador de calor e as mangueiras que eram supostamente indicadas para a versão da minha carrinha, através da matricula.
Entreguei o respetivo material ao mecânico... no mesmo dia recebo uma chamada dele a dizer que o permutador era diferente e teve de encomendar outro. Quando recebeu o novo também era diferente... Resumindo... os 306 têm 5 tipos de permutadores diferentes instalados durante a sua produção. A melhor coisa é mesmo depois de aceder ao modulo de chauffage, verificar o modelo correto e encomendar a partir daí para não teres imprevistos e deitar dinheiro fora.
Mas compensou todo o trabalho e dinheiro investido pois agora é um autentico "forno" no habitáculo e a total comodidade que acresce.
Deixo aqui os valores que paguei para que a situação ficasse resolvida.
Permutador - 69.82€
Anticongelante - 10€
Carregar AC - 45€
Mão de obra que inclui - Substituir permutador; detetar e reparar avaria elétrica, (como se desmontou o tablier, o fio do sensor de leitura do chip da chave partiu e a carrinha não pegava), substituir tubos agua, limpar sistema de chauffage, teste eletrónico e reset. - 120€
No total paguei 244.82€ ao qual estava preparado para pagar mais em mão de obra devido à trabalheira que dá.
O que o meu mecânico me disse é que embora a agua circule, mas que com o passar dos anos as alhetas do permutador começam a entupir e acaba por não aquecer, mas tudo vai da manutenção do circuito de refrigeração... Agua ou anticongelante!!!
Espero que ajude!!

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
retornado
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
retornado


Mensagens : 32
Data de inscrição : 27/07/2011

AJUDA - Sofagem não aquece… Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - Sofagem não aquece…   AJUDA - Sofagem não aquece… Icon_minitimeQua Nov 11, 2020 3:52 pm

Bom dia.
Desde já o meu sincero bem-haja a todos pela ajuda que me estão a dar para a resolução deste problema :bgd


Relativamente ao fusível...já verifiquei e creio que não está nenhum fundido!

Em relação à situação referida pelo colega Chorofsky, gostaria de saber se só foi trocado o permutador de calor ou se foi feita mais alguma operação? Isto é, as "comportas" que alteram o sentido da passagem de ar (passando ou não pelo permutador) estavam a funcionar bem? Já agora...acham que seria possível colocar algum produto (já ouvi falar na utilização de coca-cola) para limpar o radiador/permutador de calor e assim evitar ter de desmontar o resto do tablier?


Mais uma vez, muito obrigado pela vossa ajuda okey

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Chorofsky

Chorofsky


Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/11/2020

AJUDA - Sofagem não aquece… Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - Sofagem não aquece…   AJUDA - Sofagem não aquece… Icon_minitimeQua Nov 11, 2020 9:57 pm

Ora viva!

Sendo eu leigo na matéria não acredito em "mezinhas" e milagres para resolveres a situação. Existem produtos no mercado, até muito agressivos, que prometem limpezas milagrosas. O problema até poderá ficar temporariamente resolvido, mas ao tentares poderás criar outros piores... Imagina que limpas o permutador com um desses produtos, e até limpa um pouco, mas existe a possibilidade de o mesmo furar e se isso acontece é "pior o soneto que a emenda" pois de imediato e com toda a certeza que vai ter fuga de água para o habitáculo e poderás correr o risco de queimares a junta de colaça se o motor aquecer por falta da água. Na minha modesta opinião mais vale tratar do assunto pela raiz.
Quanto às comportas não foi feito nada pois elas estavam a funcionar perfeitamente. Mas poderás verificar através da audição em silêncio se as ouves a fechar/abrir quando rodas o botão. Ou então quando tens o ventilador ligado notas o fluxo de ar diferente. Nos 306 o comando das comportas é ainda mecânico, ou seja, pelo cabo que tem no módulo de comando no tablier. Sei que no C4 já são elétricos e que dão problemas.
Ah! E só foi mesmo o permutador de calor. As mangueiras novas foi opção minha pois decidi deixar tudo impecável, embora as originais ainda estivessem boas. Se alguém precisar de um permutador de calor tenho o novo que mandei vir da plataforma no line, mas para isso convém saber se realmente é o correto pois como escrevi anteriormente durante a produção dos 306 foram utilizados 5 versões de permutadores.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
retornado
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
retornado


Mensagens : 32
Data de inscrição : 27/07/2011

AJUDA - Sofagem não aquece… Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - Sofagem não aquece…   AJUDA - Sofagem não aquece… Icon_minitimeQui Nov 12, 2020 6:20 pm

Bom, estava com esperanças de resolver o problema sem ter de acabar de tirar o tablier, mas…concordo que efetivamente o melhor e mais seguro é desmontar tudo, trocar o permutador de calor e verificar o funcionamento do restante sistema! Vamos ver se no fim de semana me disponho a fazer isso.

Chorofsky, quando tiver acesso ao permutador envio-te fotografia. Se for igual ao que tu tens, podemos fazer negócio. okey

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
retornado
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
retornado


Mensagens : 32
Data de inscrição : 27/07/2011

AJUDA - Sofagem não aquece… Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - Sofagem não aquece…   AJUDA - Sofagem não aquece… Icon_minitimeSáb Nov 28, 2020 11:57 pm

Olá a todos,
desenterrando o tópico...aproveitei o facto de o António Costa não me deixar sair de casa e:

AJUDA - Sofagem não aquece… <a href=AJUDA - Sofagem não aquece… Peugeo11" />

Bom, agora a questão que se coloca é...já que estou neste ponto, têm ideias de outras verificações ou alterações que posso aproveitar para fazer?


Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
retornado
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
retornado


Mensagens : 32
Data de inscrição : 27/07/2011

AJUDA - Sofagem não aquece… Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - Sofagem não aquece…   AJUDA - Sofagem não aquece… Icon_minitimeDom Nov 29, 2020 12:08 am

Chorofsky,
seguiu mensagem privada com pedido de informação sobre o radiador que não dá no teu carro...
Ir para o topo Ir para baixo
retornado
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
retornado


Mensagens : 32
Data de inscrição : 27/07/2011

AJUDA - Sofagem não aquece… Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - Sofagem não aquece…   AJUDA - Sofagem não aquece… Icon_minitimeQui Dez 17, 2020 5:51 pm

Só para terminar o tópico,
Consegui concluir o trabalho no fim de semana. Depois de efetuar uma "autópsia" ao radiador da sofagem velho, verifiquei que estava completamente entupido! Não sei como, pois sempre usei anticongelante. Bom, mas o que importa é que com o radiador novo agora o carro até parece um forninho!  Twisted Evil

Tópico encerrado...

Cumprimentos e bem haja pela ajuda okey
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





AJUDA - Sofagem não aquece… Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - Sofagem não aquece…   AJUDA - Sofagem não aquece… Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
AJUDA - Sofagem não aquece…
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Problema sofagem.
» [Ajuda] Cabos Sofagem
» Sofagem [Toda a ajuda é bem vinda]
» Não aquece!!!
» 306 HDI para peças

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube 306 Portugal :: Mecânica geral-
Ir para: