- alexandre escreveu:
- pampy escreveu:
- alexandre escreveu:
- boas tardes amigos.....
alguem me consegue arranjar o decreto de lei
para o rebaixamento dos carros??
fui com o meu a inspeçao e eles chumbaram o carro por ele tar rebaixado.....
olha uma coisa se precisares de molas de origem pra reenspecção eu tenho o par. tenho ate montadas com amortecedores. se precisares diz que eu empreto-te.
AS MOLAS DE ORIGEM TB TANHO.
O PROBLEMA E ATRAS.
MAS JA TO A RESOLVER O PROBLEMA.....
MAS OBRIGADO NA MESMA....
Eu li bem??? Atrás??? É o mais simples... 20mins e fazes tu mesmo isso!
Eu nem queria comentar isto já me está a chatear tanto mau dizer de tudo... o unico que ainda se conteve mais nas palavras, foi o pampy, que tem a sua razão no que respeita ao absurdo das leis portuguesas não reconhecerem o organismo que "SÓ" faz a homologação e aprovação de todos os veiculos em comercio na Europa e até alguns vindos de outros continentes. A TÜV e a ABË foram os unicos organismos a reprovarem homologações de veiculos chineses, tais como por exemplo,a réplica de um Opel Frontera que se houve nota negativa, era o que tinha... o carro parte-se simplesmente a meio nos testes EURONCAP. Mas bom, como ele referiu da Auto-Design, que também conheço, são aprovados não só no EUA como em Espanha... é mesmo ao nosso lado,não é preciso atravessar o atlantico.
Esquecendo as opiniões pessoais, porque são isso mesmo, OPINIÕES PESSOAIS, lei sobre molas?? Eu arranjo-te... D.L. 554/94 mas como são muitas paginas para lerem, resumindamente, o carro deve ser apresentado à inspecção consoante as caracteristicas originais do veículo, previamente aprovadas pela Marca e IMTT. Ora bem, assim sendo, não se podem colocar Jantes que não sejam originais... mas a lei só prevê no Livrete as medidas de pneumáticos... Então, como ficamos?? Fácil, como as jantes só 10% é que são homologadas e reconhecidas pela Lei Portuguesa e pelo respectivo IMTT, ninguém liga... mas e então se não constar de livrete? A Lei prevê que pode usar qualquer pneu desde que a largura não seja inferior à largura minima de Livrete e desde que não ultrapasse 5% do diametro original... mas então porque nos multam na estrada? Nos autos pode-se ler "Alteração às caracteristicas originais do carro". Eh pah, um pneu pode ser assim tão prejudicial à segurança do carro?? Segundo as autoridades sim, mas nas Inspecções, é uma anotação tipo 1, nunca será reincidente, apenas será comunicado ao IMTT no espaço de 2 dias uteis. Após a multa, o veículo é submetido a uma IPO tipo B mas ERRADAMENTE, vamos com as jantes de ferro originais, sem fibras, Neon's, Espelhos M3, Farois e farolins "tuning" mas esquecemo-nos das peliculas ou porque não dá jeito tirar e são caras... o Técnico Engº do IMTT diz-nos "Apenas vim ver umas jantes/pneus, não era necessário tirar tudo" mas o Técnico de IPO (vulgo inspector) "Mas tem peliculas e não estão no livrete" ?? E então,que vão fazer se apenas é para se fazer IPO aos pneus/jantes? O veículo é aprovado e são reavidos os documentos.
Mais tarde, está na altura da IPO periodica e vamos na situação inicial... todo "artilhado" mas faltam as peliculas no livrete... resultado:
Código - Deficiencia Tipo
860 - Divergência de Pneumáticos - Pneus na Viatura: 195/50R15 (1,8% Dif.) 1
860 - Outras divergências nomeadamente a cor: Cor no Livrete: Preto, Carro: Vermelho 1
211 - Alinhamento superior a 10m/km 2
213 - Vidros com peliculas não regulamentares 2
Resultado: REPROVADO - Data limite para Reinspecção: 13 Dezembro 2010
Ora bem, o veículo está reprovado,mas onde estão as molas, neon's, escapes, amortecedores/coils, fibras, para-choques, etc??
Pois é, não existe deficiencia para o bom/mau gosto, por isso, o Inspector não pode inventar... (ou não deve mas a falta de informação ou de pedido de explicações e de pedir qual o suporte legal para o resultado da IPO é que nos faz falta). Isto é como as autoridades... se nas IPO's os pneus não colocam em perigo e técnicamente cumpre todos os requisitos legais, porque as autoridades dizem que são alterações às caracteristcas originais do carro?? Quer dizer, o carro está pintado de cor completamente diferente e é como os pneus? Não agrava o tipo e a maioria das autoridades nem isso vêm? Nem se a matricula corresponde ao livrete? Então mas se tempos peliculas homologadas mas não estão no livrete ainda porque faltam-me 130€ para a emissão do novo livrete + 100€ para inspeccionar umas peliculas que já foram homologadas e aprovadas pelo IMTT, porque raio reprova e não é uma divergência de livrete tipo 1???
Porque raio o carro está completamente desalinhado e na estrada não há controlo disso e se mesmo depois de se saber, a casa de alinhamento não alinha em condições para ter sustentabilidade e não é responsabilizada essa casa com processo crime??
Bom... está tudo inventado... mas a fiscalização funciona à Português... "deixa andar que assim que precisarmos de dinheiro, criamos leis estupidas e sem rigor técnico para f*der o Zé Povinho que até gosta de andar legal mas sem recursos financeiros para isso porque os sucessivos governos já se orientaram e o resto é paisagem e a Margem Sul é deserto... mas o certo é que somos todos camelos e com a mania que somos + espertos que os outros e que nunca somos apanhados"
P.S. - É longo mas há muita coisa mal no nosso país e cabe-nos a todos fazer para que isto mude...e o facto de se pagar/aliciar Inspectores, Autoridades, Doutores, Engenheiros, Presidentes da Câmara,etc., é o primeiro passo para que tudo fracasse. A politica do "Não estou para me chatear" tem que acabar. Eu fui um dos que assinei a petição para a aprovação da lei das peliculas mas só avançou porque houve filhos de ministros envolvidos, se não, ainda hoje nem isso era legal.
P.S.2 - Um veículo só é reprovado na IPO periodica com molas de rebaixamento se: A suspensão não tiver curso e estiver nos batentes, se as molas estiverem pasmadas ou se estiverem partidas. Agora só porque as molas são vermelhas ou azuis, não é possivel.