Clube 306 Portugal
Bem vindo(a)
Clube 306 Portugal
faça o seu registo.....Para ter acesso ao forum completo!!!!
Clube 306 Portugal
Bem vindo(a)
Clube 306 Portugal
faça o seu registo.....Para ter acesso ao forum completo!!!!
Clube 306 Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clube 306 Portugal

Clube Peugeot 306 Portugal... Forum dirigido aos amantes do Peugeot 306
 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 sofagem(nao aquece)

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
paulobanshee
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
paulobanshee


Mensagens : 44
Data de inscrição : 10/06/2012
Idade : 40

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeSáb Out 27, 2012 2:47 pm

boas pessoal....hoje surgiu me um problema estranho...no minimo estranho....
hoje quando fui as compras.....achei o carro fresco e entao pus quente....mas continuei a achar o carro frio....fiz as compras e tal....ao regressar a casa...vim mais atento....conclusao numa viagem que durou mais ou menos 20 minutos...o carro nao aqueceu...mas tipo...tava a ficar com o carro embaciado...liguei o ar condicionado no fresco e desembaceou...
pensei pra mim...deve ter sido so a parte do aquecer que se fodeu....mas quase ao chegar a casa....calhei de reparar na temperatura do carro e ja vinha nos 110 baixei o volume do radio....e ouvia um barulho estranho que vinha de fora....abri o capo e nao consegui detectar muito bem de onde vinha o barulho...apenas verifiquei que as ventoinhas trabalhavam....

mais logo vou ver como ta a agua do radiador....mas nao dev ser nada disso...alguem tem uma ideia do que possa ser?
o mal como todos sabem...é que eu estou na suiça....e nao tarda nada a branquinha ta ai com a força toda...
eu chego a ter temperaturas -18 no meu local de trabalho :S
Ir para o topo Ir para baixo
4620zr
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
4620zr


Mensagens : 812
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 30

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeSáb Out 27, 2012 7:12 pm

podes ter o radiador da soufagem furado e ter-te esvaziado a agua do circuíto por aí !!


ou entao podes ter só MUITO POUCA agua no cirguíto e esta nao correr o circuíto todo, ou a bomba de agua fudi**


de qualquer maneira, nao te aconselhava a andar no carro até saberes o que se passa .... pois pra partir um motor com uma esquentadela não é nada dificil !
Ir para o topo Ir para baixo
paulobanshee
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
paulobanshee


Mensagens : 44
Data de inscrição : 10/06/2012
Idade : 40

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeSáb Out 27, 2012 8:56 pm

4620zr escreveu:
podes ter o radiador da soufagem furado e ter-te esvaziado a agua do circuíto por aí !!


ou entao podes ter só MUITO POUCA agua no cirguíto e esta nao correr o circuíto todo, ou a bomba de agua fudi**


de qualquer maneira, nao te aconselhava a andar no carro até saberes o que se passa .... pois pra partir um motor com uma esquentadela não é nada dificil !

ok...amanha vou verificar o anticongelante....se nao tiver ta visto que dev ter fuga em algum lado...
fdx fiz uma reparaçao ainda carita com este carro na esperança de passar na inspecçao..e agora mais este problema...
se for a bomba de sofagem da uma trabalheira ne...falam em tirar o tablier!
bem...eu vou dando noticias....
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeDom Out 28, 2012 4:21 pm

Se for radiador de sofagem, é um dia para desmontar e montar o interior. Alguém que saiba é mais rápido.

Tens os tapetes molhados? Se sim então é o radiador de sofagem, se não, então é um tubo qualquer ou o próprio radiador de motor.

Como tinhas o carro a 110º e moto-ventiladores a funcionar, então não tens anti-congelante a circular.

Estes carro são manhosos de purgar. O 1.9d/T são 7 ou 9 litros de anti-congelante (algo por esses valores) e demora a purgar. Mete-se 4 litros e enche o radiador, quando abre o termostato fica seco e temos que adicionar o resto. Mesmo assim não chega para sair o ar todo.

No teu caso tens as seguintes hipoteses a analisar:
Tubagem;
Ambos os radiadores (de sofagem encharcava-te o interior);
Junta ou colassa danificada impedindo o liquido de circular;
Termostato colado (pouco provavel pois no radiador de sofagem circulava qualquer coisa)

Boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
paulobanshee
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
paulobanshee


Mensagens : 44
Data de inscrição : 10/06/2012
Idade : 40

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeDom Out 28, 2012 11:22 pm

0-killed escreveu:
Se for radiador de sofagem, é um dia para desmontar e montar o interior. Alguém que saiba é mais rápido.

Tens os tapetes molhados? Se sim então é o radiador de sofagem, se não, então é um tubo qualquer ou o próprio radiador de motor.

Como tinhas o carro a 110º e moto-ventiladores a funcionar, então não tens anti-congelante a circular.

Estes carro são manhosos de purgar. O 1.9d/T são 7 ou 9 litros de anti-congelante (algo por esses valores) e demora a purgar. Mete-se 4 litros e enche o radiador, quando abre o termostato fica seco e temos que adicionar o resto. Mesmo assim não chega para sair o ar todo.

No teu caso tens as seguintes hipoteses a analisar:
Tubagem;
Ambos os radiadores (de sofagem encharcava-te o interior);
Junta ou colassa danificada impedindo o liquido de circular;
Termostato colado (pouco provavel pois no radiador de sofagem circulava qualquer coisa)

Boa sorte

bem como indiquei ontem fui verificar o deposito do anticongelante e nao tinha nada dentro....acrescentei um litro de agua(sendo domingo e aki na suiça ta tudo fechado nao pude comprar anticongelante) porque nao havia mais nada.....esperei e a agua continuava em cima....pensei eu k nao havia fuga...peguei fui andar com o carro paí uns 5 minutos....inicialmente a temperatura nem se mexeu....depois dei umas aceleradelas mais puxadas subiu instantaneamente ate 90 100º baixava a velocidade o ponteira tornava a descer pos 70 e poucos...continuava a nao aquecer o carropor dentro(sofagem) e tornou a fazer o mesmo barulho das ventoinhas a trabalhar mas assim um barulho mais puxado....parei novamente o carro!ao fim da tarde fui verificar novamente o deposito e ja nao tinha agua novamente...fui ate casa do meu pai....ai uns 10km...sempre nas calmas....a temperatura manteve se estavel...so quando apertava um bocadito subia mais....curiosamente ao chegar a casa do meu pai...a sofagem ja tava a aquecer e bem quente...dei umas aceleradelas a fundo e a temperatura manteve se...ou seja fiquei ainda mais confuso e pensei pra mim...devia ser mesmo falta de anticongelante...fui ao lanche quando vinha pa regressar a casa tornei a ir verificar o deposito da agua e nickles...o meu cunhado teve a ideia de apertar um dos tubos da agua....e quando espreitei po deposito da agua....tava a subir.....ou seja...o sitema parece tar a trabalhar apenas a agua nao regressa ao deposito :S o que sera???
Ir para o topo Ir para baixo
4620zr
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
4620zr


Mensagens : 812
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 30

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeDom Out 28, 2012 11:42 pm

1 litro de agua nao chega pra encher o radiador !!


tens que encher o radiador com o carro a trabalhar pra agua circular, depois deixas trabalhar até os ventiladores ligarem, sempre com atenção á temperatura que marca no quadrante, pq eles devem ligar aos 92 graus(penso eu) nos carros a diesel e nos carros a gasolina acho que é mais cedo , e voltas a atestar agua(ou no teu caso como aí é mais frio, anticongelante) tens que repetir estes passos algumas vezes até teres a certeza que o circuito está mesmo cheio !
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeSeg Out 29, 2012 12:26 am

Ou está mal purgado, ou a junta da cabeça está com problemas.

O que me indicas é um problema que vi um carros com ar na tubagem. Esse ar impede a circulação de liquido. Por isso é que temos que ter a certeza que está bem purgado.

O ar pode ser de uma purgagem mal feita ou provocado pela entrada de gases de escape através da junta da cabeça.

Testa novamente o carro. Basta ter o motor a trabalhar uns minutos e aperta a tubagem (circuito todo fechado claro). Se eles começarem a ficar rijos, é porque está a começar a ganhar pressão e temos problemas nas juntas. Com o motor bem quente é normal ter alguma pressão, mas ao inicio do funcionamento não.


Analisaste os tapetes e debaixo do carro por vestigios de humidade? Convem ver isso que é o mais fácil Wink
Ir para o topo Ir para baixo
paulobanshee
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
paulobanshee


Mensagens : 44
Data de inscrição : 10/06/2012
Idade : 40

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeSeg Out 29, 2012 1:35 am

4620zr escreveu:
1 litro de agua nao chega pra encher o radiador !!


tens que encher o radiador com o carro a trabalhar pra agua circular, depois deixas trabalhar até os ventiladores ligarem, sempre com atenção á temperatura que marca no quadrante, pq eles devem ligar aos 92 graus(penso eu) nos carros a diesel e nos carros a gasolina acho que é mais cedo , e voltas a atestar agua(ou no teu caso como aí é mais frio, anticongelante) tens que repetir estes passos algumas vezes até teres a certeza que o circuito está mesmo cheio !
eu ja meti 3 litros de agua desd que deparei me com o problema...faz me confusao um radiador perder assim a agua de repente...normalmente ficam anos sem ser mudada...tem de haver fuga certamente...
desculpa la a minha ignorancia mas isso de acrescentar agua com o motor a trabalhar nao da barraca???mesmo quando tiver numa temperatura mais alta???? nao ha uma cena qualquer que se abre pa sair o ar????
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeSeg Out 29, 2012 1:38 am

Com o motor ainda frio não dá barraca. Agora com ele a escaldar o assunto é outro. Convem que seja posta devagar e com liquido no radiador para ela se misturar e aquecer antes de entrar no motor.

Há vários purgadores, geralmente estão nas tubagens mais altas.

Que motor tem o teu carro?
Ir para o topo Ir para baixo
paulobanshee
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
paulobanshee


Mensagens : 44
Data de inscrição : 10/06/2012
Idade : 40

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeSeg Out 29, 2012 1:43 am

0-killed escreveu:
Ou está mal purgado, ou a junta da cabeça está com problemas.

O que me indicas é um problema que vi um carros com ar na tubagem. Esse ar impede a circulação de liquido. Por isso é que temos que ter a certeza que está bem purgado.

O ar pode ser de uma purgagem mal feita ou provocado pela entrada de gases de escape através da junta da cabeça.

Testa novamente o carro. Basta ter o motor a trabalhar uns minutos e aperta a tubagem (circuito todo fechado claro). Se eles começarem a ficar rijos, é porque está a começar a ganhar pressão e temos problemas nas juntas. Com o motor bem quente é normal ter alguma pressão, mas ao inicio do funcionamento não.


Analisaste os tapetes e debaixo do carro por vestigios de humidade? Convem ver isso que é o mais fácil Wink

nao...os tapetes nao tao molhados nem dum lado nem doutro....em relaçao a cabeça do motor...tipo...o motor trabalha muito certinho nao noto diferença nenhuma...e mesmo a temperatura nunca sobe a ponto maximo nem acende luzes nenhumas... outra duvida que tenho....normalmente quando se desliga o carro a agua volta ao resrvatorio certo???e que nao vem...so quando o meu cunhado apertou la um dos tubos vi a agua subir no reservatorio...amanha vou com ele ao mecanico....e aqui na suiça nem e bom €€€€ :S
Ir para o topo Ir para baixo
paulobanshee
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
paulobanshee


Mensagens : 44
Data de inscrição : 10/06/2012
Idade : 40

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeSeg Out 29, 2012 1:46 am

0-killed escreveu:
Com o motor ainda frio não dá barraca. Agora com ele a escaldar o assunto é outro. Convem que seja posta devagar e com liquido no radiador para ela se misturar e aquecer antes de entrar no motor.

Há vários purgadores, geralmente estão nas tubagens mais altas.

Que motor tem o teu carro?

purgadores aquelas torneiras nos tubos de ferro??? nao e do ar condicionado isso???desculpa la a minha ignorancia!
e um 1.9 xtdt de 96 90cv
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeSeg Out 29, 2012 2:15 am

nao nao!
Esses não valvulas do ac, não lhes mexas Very Happy

Não tens que pedir desculpa, não nascemos ensinados Wink

Ora bem... Abres o capô e do lado esquerdo do óleo dos travões, tens dois tubos que vão para o interior do carro. Tem aí um purgador do radiador de sofagem. Se tiver liquido deixa-o estar fechado.
Ao lado direito da vareta de óleo tem um copo que é o filtro de gasóleo. Debaixo tens um bloco que é onde está o termostato. Algures por aí vês um tubo que tem um parafuso de plástico. É um purgador. Tira-o e vai metendo liquido no radiador (cuidado que o parafuso parte com facilidade). Julgo que o teu radiador tem o vaso de expansão incorporado, certo?
Quando começar a sair fecha o purgador. Mete o motor a trabalhar e vê se o liquido do radiador começa a circular e vai desapertando o purgador para ver se sai ar.

Eu vou contar o que aconteceu quando troquei o meu radiador.
Meti liquido até o radiador encher, como não saiu nada pelos purgadores meti o carro a trabalhar para forçar a circulação.
Começou a sair liquido pela tampa do radiador e deixei estar, enquanto abria e fechava os purgadores para ver se mandavam liquido para fora
Passado um bocado comecei a ficar preocupado porque indicava quase 80º e o radiador estava gelado, tal como o liquido.
Depois de uns minutos o radiador parecia um vulcão em erupção. Foi o termostato que abriu, cuspiu uma carrada de ar e ficou o radiador vazio.
Entraram uns 4 litros à vontade. Fechei o radiador e vi que já saia liquido pelos purgadores. Abri novamente o radiador e esperei até ligar as ventoinhas. Ainda fui dar um volta nas calmas para arrefecer o motor.
Deixei a noite a descançar e no dia seguinte ainda entrou quase 2 litros para o radiador.

Depois disso manteve-se sempre e à pouco tempo repus o nivel.

O total acho que foi 7 ou 9 litros e como podes ver é um processo demorado.
Ir para o topo Ir para baixo
barata13
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
barata13


Mensagens : 868
Data de inscrição : 02/01/2011
Idade : 34

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeSeg Out 29, 2012 2:24 am

O meu carro à uns tempos andava a disparar a primeira ventoinha aos 82 e a segunda aos 90 achei estranho porque ligava a primeira aos 90 e a segunda aos 95, abria a tampa do deposito da agua e tava cheio, um dia deu-me para apertar o tubo mais largo que vai do radiador para o motor e reparei que a agua no deposito nao mexeu, liguei o carro abri o purgador e vi que nao saia agua deixei aberto ate começar a sair a agua de forma continua, e a partir dai voltou as temparaturas normais, no fim de semana a seguir fiz troca do liquido, e posso dizer que saiu muita porcaria do radiador.

Os purgadores sao um genero de torneiras +/- isso, em que um ta entre o motor e o chassis, esse é o da sofagem, e o outro ta num tubo mais fino que sai do radiador para o motor.

E quanto à agua/anti-cogelante tar muito tempo dentro do carro, eu por norma nao deixo la muito tempo, vira na volta troco, porque o anti-congelante tambem vai perdendo as propriades que tem, e outra agua que meto é so destilada em ultimo caso mesmo e que vai da torneira Wink

E so mais uma coisa, quando tiveres a encher o radiador, mete o botao da sofagem para o quente
Ir para o topo Ir para baixo
paulobanshee
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
paulobanshee


Mensagens : 44
Data de inscrição : 10/06/2012
Idade : 40

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeSeg Out 29, 2012 8:28 pm

bem....problema resolvido espero eu...o radiador tinha um sr buraco "rectangular" pai de 2cm por 10cm de comprimento :s ja nem com tapa fugas nem posinhos nem o prirkito....o engraçado e que o mecanico quando me quiz mostrar acontecia o mesmo que a mim....tipo...nao se via agua a sair....de repente ele foi dar umas gazadas ao pedal....e com o carro no elevador parecia uma torneira a deitar agua quase Surprised ... bem precisando eu do carro pa me deslocar e nao sendo a suiça uma adepta de sucatas....e nao tendo outro carro aqui pa desenrascar....mandei vir novo :S com o trabalho feito...trabalho tirar o velho meter novo+ 9litros de angticongelante qualquer coisa como 600fr!!!!!!!!feito o cambio sao nada mais nada menos que 500€€€€€!!!
e espero bem que nao tenha fodido o cabeço do motor....
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeSeg Out 29, 2012 9:05 pm

Olha lá a linguagem Laughing

500€... dasse... 90€ custou o meu radiador NOVO da concorrencia + 10€ de anticongelante... 100€ de peças e a mão de obra foi minha.
Ir para o topo Ir para baixo
paulobanshee
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
paulobanshee


Mensagens : 44
Data de inscrição : 10/06/2012
Idade : 40

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeSeg Out 29, 2012 10:59 pm

0-killed escreveu:
Olha lá a linguagem Laughing

500€... dasse... 90€ custou o meu radiador NOVO da concorrencia + 10€ de anticongelante... 100€ de peças e a mão de obra foi minha.
desculpa mas foi mesmo caso pa ficar...f.dido Very Happy ya eu sabia que em portugal ficava mais barato...ate mesmo mandar vir da alemanha ficava mais barato tinha era o problema da alfandega e mais o tempo de envio e o problema maior nao ter outra alternativa de transporte..eu é que sou um forreta do pior...porque ao que se ganha aqui de salario...mas claro sendo eu portugues e sabendo o preço que regula em portugal ate doi Very Happy ya so o radiador custa 334fr mais ou menos 275€ os 9lt de anticongelante -35º fica perto de 70€ e o mais caro é mao de obra :S por isso e que muitas vezes aproveitava a viagem a portugal pa fazer reparaçoes...
tipo ainda este verao...levou discos calços na frente levou os travoes atras nos tambores tambem completo mais cabos novos....mais eixo traseiro da sucata revisao oleo e filtro carregamento ac escape completo ate ao catalisador reparaçao luz airbag quadrante usado...ou seja tirando um cadito de baba de oleo o carro agora ta novo quase! espero bem que seja a ultima reparaçao!
contudo agradeço todos os membros que tentaram me ajudar Wink obrigado...contudo amanha ja dev tar pronto depois dou noticias se realmente ficou em ordem Wink
Ir para o topo Ir para baixo
josue10
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
josue10


Mensagens : 51
Data de inscrição : 21/09/2011
Idade : 32

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeTer Out 30, 2012 3:11 am

o meu radiador tbm ligava aos 90 e poucos, mas ha uns tempos para ca ele liga aos 100 e normal?
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeTer Out 30, 2012 4:02 am

Tens dois moto-ventiladores no radiador?
Se sim, então um deles avariou e só está a ligar o segundo, que é para temperaturas mais altas.

Em principio será isso
Ir para o topo Ir para baixo
paulobanshee
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
paulobanshee


Mensagens : 44
Data de inscrição : 10/06/2012
Idade : 40

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeSáb Nov 03, 2012 6:18 pm

bem...parece que o problema ta resolvido...agora espero nao voltar a ter problemas tao cedo...
mais uma vez agradeço a ajuda Wink
Ir para o topo Ir para baixo
josue10
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
josue10


Mensagens : 51
Data de inscrição : 21/09/2011
Idade : 32

sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitimeDom Nov 04, 2012 12:48 am

o-killed, como vejo isso dos moto-ventiladores?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





sofagem(nao aquece) Empty
MensagemAssunto: Re: sofagem(nao aquece)   sofagem(nao aquece) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
sofagem(nao aquece)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» comutador da sofagem
» Não aquece!!!
» Problema sofagem.
» Botoes da sofagem
» Sofagem [Toda a ajuda é bem vinda]

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube 306 Portugal :: Interiores-
Ir para: