Olá a todos.
Tenho um 306 break 1.4i de 75 cv (motor TU3JP KFX) de 8 válvulas de 1998 a GPL há já alguns anos. Faz agora 150.000km, 90.000 a GPL.
O carro é perfeito para GPL, e aos preços do GPL de hoje faz um consumo de 9L/100km de GPL, o que significa cerca de 7€/100km. O consumo a gasolina era cerca de 7.4l/100km, o que aos preços de hoje daria cerca de 13€/100km.
O custo do combustivel por 100km fica perto de metade!!! É um excelente investimento, que se rentabiliza em 30.000kms. Tem os seus contras: autocolante azul, estacionamento em parques subterrâneos proibido, etc.
E para instalar GPL em qualquer motor temos de ter a certeza absoluta do estado de conservação do mesmo (junta da cabeça em perfeitas condições, sistema de refrigeração sem falhas, etc etc). Para detalhes podem sempre consultar o fórum autogas.pt e tirar dúvidas.
Estou bastante contente de ter feito a conversão quando a fiz, e de já ter poupado uns trocos valentes em combustivel. Entretanto adquiri mais um xsara picasso e fiz-lhe o mesmo. O motor é o 1.6i do mesmo género (TU5JP NFV), e estes motores do grupo PSA, em França vinham a GPL de origem, pelo que a alteração é das mais simples e mais vantajosas que se pode fazer, em termos de GPL.
Cumprimentos.