Clube 306 Portugal
Bem vindo(a)
Clube 306 Portugal
faça o seu registo.....Para ter acesso ao forum completo!!!!
Clube 306 Portugal
Bem vindo(a)
Clube 306 Portugal
faça o seu registo.....Para ter acesso ao forum completo!!!!
Clube 306 Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clube 306 Portugal

Clube Peugeot 306 Portugal... Forum dirigido aos amantes do Peugeot 306
 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Luz da resistência HELP :S

Ir para baixo 
5 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Ruben306
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
Ruben306


Mensagens : 50
Data de inscrição : 28/09/2011
Idade : 39

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Luz da resistência HELP :S   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeQui Nov 17, 2011 1:37 am

Boas Pessoal

O Meu bicho agora tem uma nova noia, não acende a luz da resistencia, não sei se será fusiveis se quê...Alguma sugestão??? :S

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
t0ny
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
t0ny


Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/05/2011
Idade : 39

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistência HELP :S   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeQui Nov 17, 2011 3:30 am

Ruben306 escreveu:
Boas Pessoal

O Meu bicho agora tem uma nova noia, não acende a luz da resistencia, não sei se será fusiveis se quê...Alguma sugestão??? :S

Cumps

Lampada do quadrante ou rele =/
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben306
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
Ruben306


Mensagens : 50
Data de inscrição : 28/09/2011
Idade : 39

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Luz resistência   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeQui Nov 17, 2011 3:33 am

Boas Razz
Antes demais obrigado pela sugestão, outra coisa, se for a rele, quanto é que isso me custa??? :S

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
t0ny
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
t0ny


Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/05/2011
Idade : 39

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistência HELP :S   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeQui Nov 17, 2011 3:36 am

Ruben306 escreveu:
Boas Razz
Antes demais obrigado pela sugestão, outra coisa, se for a rele, quanto é que isso me custa??? :S

Cumps

Na peugeot o relé das velas custa uns 120€ acho eu..
Mas se o carro pega bem dando aquele desconto de acender a luz não deverá ser do relé.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben306
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
Ruben306


Mensagens : 50
Data de inscrição : 28/09/2011
Idade : 39

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistência HELP :S   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeQui Nov 17, 2011 4:01 am

Defacto noto alguma dificuldade a frio, para que o carro pegue, mas de qualquer forma vou ver isso amahã, não vá ter algumas vela queimada... :S
Mas se for da tal rele, onde se localiza? Razz

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
t0ny
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
t0ny


Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/05/2011
Idade : 39

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistência HELP :S   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeQui Nov 17, 2011 2:34 pm

Ruben306 escreveu:
Defacto noto alguma dificuldade a frio, para que o carro pegue, mas de qualquer forma vou ver isso amahã, não vá ter algumas vela queimada... :S
Mas se for da tal rele, onde se localiza? Razz

Cumps

Tambem podes ter uma vela marada, quanto à localização do relé teremos de deixar para os tecnicos pois eu tambem não sei bem mas é provavel que esteja ma caixa de fusiveis ao pé da bateria..
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistência HELP :S   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeQui Nov 17, 2011 5:43 pm

O relé das velas está algures atrás da bateria. Uma caixa com uns 8 ou 10cm de comprimento e uns 4 de largura e tenho a dizer que é caríssimo para a peça que é...

Se ela não funcionasse, estavas uns 20 segundos a dar à chave até pegar, isto nos 1.9D, 1.8D ou 1.9DT.

Acho é que a lâmpada fundiu.

O meu só acende se carregar num pedal qualquer ou forçar a zona em torno do quadrante... há para ali um mau contacto, mas o meu quadrante tens as ligações meio verdes por causa da humidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben306
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
Ruben306


Mensagens : 50
Data de inscrição : 28/09/2011
Idade : 39

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Rele   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeQui Nov 17, 2011 9:23 pm

Boas Pessoal

Parece que foi a rele que foi á vida mesmo, agora sendo que tenho que a trocar, onde posso arranjar isso barato...Não existem umas universais baratas? Razz
Ir para o topo Ir para baixo
t0ny
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
t0ny


Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/05/2011
Idade : 39

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistência HELP :S   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeQui Nov 17, 2011 10:35 pm

Ruben306 escreveu:
Boas Pessoal

Parece que foi a rele que foi á vida mesmo, agora sendo que tenho que a trocar, onde posso arranjar isso barato...Não existem umas universais baratas? Razz

Tenta ver centros de abate ou ferro-velhos..
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistência HELP :S   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeSex Nov 18, 2011 2:21 am

hmmm como viste que foi o relé?
Se for preciso dou-te uma ajuda.

Tens em Coimbra a Svp Auto, Penela na PeciPenela (sei que tem pelo menos um em stock), Auto-IC2 a caminho de Catanhede, Pecemor.
Novos tens em qualquer casa de peças, e eu costumava ir à Pecentro que é só marcas francesas Wink


EDIT: já agora... isso não se troca sem abrir primeiro a avariada... às vezes é só um fio des-soldado. Já me aconteceu e gastei 70€ sem necessidade...
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben306
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
Ruben306


Mensagens : 50
Data de inscrição : 28/09/2011
Idade : 39

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Relé   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeSáb Nov 19, 2011 4:14 am

Boas

Vou primeiro tirar e abrir a relé para ver se a reparo, agora a minha dúvida é: e será que pode ser também as velas? Posso ter alguma queimada...
Agora vamos ver o que se passa... Razz

Se não for deste dois problemas qual outro pode ser??? :S

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistência HELP :S   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeSáb Nov 19, 2011 3:03 pm

sim, pode ser das velas....

agarra num busca polos de 12v:
Luz da resistência HELP :S Buscapolos1201eq4

Desligas todos os fios das velas, ligas a garra ao positivo da bateria e encostas o busca polos no topo de cada vela.
Onde não acender, é porque está queimada.

Para ver se o relé funciona, deixas estar as velas com os cabos todos, ligas a garra à massa/negativo, ligas a ignição e encostas no topo das velas.
Se não acender é porque o relé não funciona.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben306
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
Ruben306


Mensagens : 50
Data de inscrição : 28/09/2011
Idade : 39

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: relé   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeDom Nov 20, 2011 1:15 am

boAS
já vi com a garra e com o a garra no negativo e com a ignição ligada, não acende luz no busca pólos, isco com as velas normais, isto é, ligadas...
Fiz bem? Razz
para ver as velas desliguei tudo e vi com o polo no positivo e com a ignição desligada, acendeu em todas....
Por isso segundo a experiênciá é mesmo do relé... Certo? Very Happy

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistência HELP :S   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeDom Nov 20, 2011 3:54 am

Yap!

É isso mesmo, o relé morreu Wink

Já te indiquei uns sítios cá em Coimbra para procurares.
Se tentarem vender por 60 ou 70€, procura novo... não compensa a diferença Wink

Ou tens sorte e fazes como eu eheheh
Estava tal como o teu, para desenrascar agarrei em 2 cabos eléctricos usados em casa (2,5mm de secção) enrolei-os em forma de trança.
Antes de meter o carro a trabalhar, ligava os cabos ao positivo da bateria e a uma das velas (acendem as 4 porque o cabo é em série) durante uns 20 segundos e voilá, dava à chave e pegava logo eheheh

Um dia o cabo escapou-me, fez curto-circuito ao ponto de fazer um buraquinho no borne da bateria... não é que o relé voltou a funcionar!!! AHAHAH
Já lá vão mais de 6 meses e até hoje, funciona.

Amanhã tira o relé, abre-o, limpa com spray de contactos eléctricos (ou álcool para desenrascar) e vê se parece tudo bem.
O meu tinha verdete nuns pinos e vais ter que partir um bocado do plástico do relé, mas não partas muito, senão tens que colar para ficar bem fechado.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben306
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
Ruben306


Mensagens : 50
Data de inscrição : 28/09/2011
Idade : 39

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Luz resistência   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeTer Nov 22, 2011 1:26 am

Boas

Hoje lá troquei a relé e acontece que a luz agora liga, mas fica acesa apenas por 1 segundo, nem isso. É mesmo assim, ou será que tenho as velas fundidas... tinha o carro quente, secalhar era disso mesmo, mas mesmo assim, com a antiga relé não acontecia isso... demorava sempre mais um pouco, mesmo com o carro quente...
Agradecia algumas dicas Razz

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistência HELP :S   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeTer Nov 22, 2011 3:09 am

epah, geralmente a luz é apenas simbólica.
O tempo que ela está acesa, não corresponde ao tempo que as velas estão ligadas.
Isso tem afinação, mas também esse relé é partilhado em muitos mais modelos.
Pode ser de um que se regule mais pela temperatura do motor e a quente apaga logo. Assim informa-te que o motor está quente e não é preciso tanto tempo à espera para dar à chave Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben306
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
Ruben306


Mensagens : 50
Data de inscrição : 28/09/2011
Idade : 39

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Relés   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeQua Nov 23, 2011 2:42 am

Boas Pessoal

Quanto ao meu problema da luz da resistencia, mantém se. a relé mesmo a frio só trabalha meio segundo e desliga se, não tenho corrente nas velas, mas quando ligo um fio normal, do polo positivo directamente ao relé este funciona, ou seja é um problema qualquer electrico que corta a corrente de aquecimento para as velas... é com se não deixasse o relé disparar como é suposto... Sad será que não existe um relé antes do relé temporizador que esteja queimado? alguma sugestão do que possa ser? alguém já teve problema semelhante? :S

Umas dicas pessoal, agradecia Razz

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistência HELP :S   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeQua Nov 23, 2011 5:19 am

oi?
então isso tem ligação às velas, alimentação permanente da bateria, uma serie de fichas que indicam a temperatura do motor, posição da chave etc...
Não estou a ver nada de especial a influenciar o funcionamento.
Não podes testar com outra?

Descreve esse passo de alimentação directa que fizeste. Ligaste a quê? Ao pino que corresponde à chave?

Tens a certeza que esse é para o 306?
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben306
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
Ruben306


Mensagens : 50
Data de inscrição : 28/09/2011
Idade : 39

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: velas e aquecimento   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeQui Nov 24, 2011 2:23 am

Boas

O que se passa é o seguinte: fui trocar a correia de distribuição e bomba de água e bem como os tensores, depois da reparação feita fui buscar o carro, e reparei que a luz da resistência de aquecimento não acende no painel e o carro não pega a frio. Visto isto lá mudei a relé e testei as velas incandescentes, relé novo, velas ok.
Após isto agora acende a luz da resistencia, mas por apenas meio segundo e desliga-se logo, não dando tempo para as velas aquecerem, ou seja o relé desliga se logo e as velas não aquecem.
Já vi Fusíveis, Relés, Fios descarnados...nada, tudo OK!

experimentei então o seguinte: peguei num fio de secção, daqueles da electricidade de casa, e coloquei uma ponta no polo positivo da bateria e no positivo do relé, dei á chave e fez luz no tablier, desligou normalmente, rodei e chave e ligou que nem um relógio.
Ou seja, existe algo a cortar a corrente ao relé e logo não permite aquecer as velas como era suposto.

exclusão de factos:
- Velas OK
- Relé novo em folha...
- Fios descarnados? Népia!
- Fusíveis OK
Agora encontrar o causador desta disfunção do PUG é que ainda não encontrei, se calhar amanhã vou ver as sondas, dizem que existe outra sonda além daquela que aparece no painel, cou tentar acha la nos esquemas PUG.

Mas se me souberes como resolver este problema era bem porreiro, é que já estou a ficar com a cabeça frita com tanta nóia... :S

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistência HELP :S   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeQui Nov 24, 2011 5:30 pm


Então bastou ligares o positivo da bateria na alimentação do relé, rodar a chave e tudo na boa???
Bastou isso, e todas as fichas ligadas e tudo ok?

Esse cabo de alimentação é apertado com uma porca não é?
Eu conhecia o funcionamento desses relés com alimentação permanente da bateria (ligação directa). Mas acho que no 306 não é. Pelo menos agora fui ver no meu e não funcionou. O que indica que antes disso há um relé. Eu tenho uns quantos na torre de suspensão... mas não sei se são de lá...
Começa a seguir esse cabo do carro e vê onde vai dar. É a maneira mais simples de testar outros componentes.

Ou então, fazes ligação directa da bateria ao relé das velas. A única coisa que pode acontecer é descarregar a bateria e comprar um relé, caso o este cole (em andamento, quer seja ligação directa ou não, o relé acaba por queimar nessa mesma situação).


Boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
306_turbo
clube 306 (5*)
clube 306 (5*)
306_turbo


Mensagens : 2646
Data de inscrição : 24/06/2010
Idade : 37

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistência HELP :S   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeQui Nov 24, 2011 8:53 pm

s faz isso depois que veio da oficina o mlhr é levalo a oficina e expor o problema.
que o carro tava bom e agora faz isso...

pelo que parece tens ai uma coisa mt estranha e s t poes a inventar sem saber ainda queimas a instalaçao ao carro.
cuidado com isso
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben306
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
Ruben306


Mensagens : 50
Data de inscrição : 28/09/2011
Idade : 39

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Resistência   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeSex Nov 25, 2011 1:43 am

Pois pessoal, eu até fui ao mecânico, mas ele teve 4 horas de voltad o carro e nada, não descobriu nada... Verdade seja dita, o carro já lá tinha ido, mas para trocar a distribuição, e segundo a lógica a distribuição nada tem haver com a electronica do carro, quer dizer, digo eu ! Very Happy Agora lá que é um sintoma esquezito lá isso é...Agora duvido que a troca da correia de distribuição tenha algo a haver com o sistema de ignição do carro...

Hoje lá liguei ao meu mecatrónico e ele disse logo que era da sonda de temperatura do motor... eu falei lhe daquelas que eu via, tipo a do liquido refrigeração etc, mas ele falou me de uma sonda que mede apenas a temperatura da câmera e nada tem haver com a sonda de temperatura que vemos no tablier do carro... no domingo lá vou para ele ver o carro Razz.
Entretanto vou tentar encontrar a dita sonda se nã a encontrar lá terei que ir...
Alguém conhece essa sonda por acaso? sabem onde fica?
Não consigo encontrar um esquema para ver quantas sondas tem o meu carro e onde..por isso agradecia que se souberem que partilhem o conhecimento Razz.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben306
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
Ruben306


Mensagens : 50
Data de inscrição : 28/09/2011
Idade : 39

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Relés do 1900D de 1994   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 1:55 am

Olá pessoal, mais uma vez:P

Será que me sabem dizer quais as relés que incidem no aquecimento das velas? é que já troquei a relé e agora dá me um sinal de 0.5segundos e não me aquece as velas...
Das duas uma: ou é uma relé que fica antes do modulo de pré aquecimentoou a sonda da temperatura da camara que está gripado...
Conseguem me ajudar??? :S

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
pampy
moderador
moderador
pampy


Mensagens : 3370
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 43

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistência HELP :S   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 3:39 am

Ruben306 escreveu:
Boas

Hoje lá troquei a relé e acontece que a luz agora liga, mas fica acesa apenas por 1 segundo, nem isso. É mesmo assim, ou será que tenho as velas fundidas... tinha o carro quente, secalhar era disso mesmo, mas mesmo assim, com a antiga relé não acontecia isso... demorava sempre mais um pouco, mesmo com o carro quente...
Agradecia algumas dicas Razz

Cumps
tive de fundir os teus topicos num so, nao faz sentido haver mais que um topico sobre o mesmo assunto
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben306
clube 306 (0*)
clube 306 (0*)
Ruben306


Mensagens : 50
Data de inscrição : 28/09/2011
Idade : 39

Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Luz da resistência HELP :S   Luz da resistência HELP :S Icon_minitimeQui Dez 01, 2011 8:56 pm

Boas

Antes demais, obrigado pampy, assim faz mais sentido defacto...
Ora bem na minha saga pela resolução do problema da resistência, cheguei a uma nova teoria Razz lol.
E será que a relé e o todo o correcto funcionamento desta depende também do temostato do motor e da informação que envia para a relé?
Opiniões??? Razz

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Luz da resistência HELP :S Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistência HELP :S   Luz da resistência HELP :S Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Luz da resistência HELP :S
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube 306 Portugal :: Mecânica geral-
Ir para: