Clube 306 Portugal
Bem vindo(a)
Clube 306 Portugal
faça o seu registo.....Para ter acesso ao forum completo!!!!
Clube 306 Portugal
Bem vindo(a)
Clube 306 Portugal
faça o seu registo.....Para ter acesso ao forum completo!!!!
Clube 306 Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clube 306 Portugal

Clube Peugeot 306 Portugal... Forum dirigido aos amantes do Peugeot 306
 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
vasco santos

vasco santos


Mensagens : 22
Data de inscrição : 05/05/2011

Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Empty
MensagemAssunto: Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado   Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Icon_minitimeSáb Out 22, 2011 4:11 pm

Olá pessoal,

Decidi abrir um novo post embora algumas questões estejam em https://clube306portugal.forumeiros.com/t610-recuo-do-gasoleo.

Ora tenho um problema que já me anda a chatear a uns 4 meses já tive num electricista e num mecânico e o problema continua por resolver...

Já foram mudadas as 4 velas, rele das velas (verde atraz da centralina), filtro gasóleo, sensor de temperatura do motor, orings do copo, tubos do gasóleo e de retorno, limpeza dos injectores e foi colocado uma válvula anti retorno do gasóleo.
Já o liguei a ficha ODB2 da centraliza para ver os erros, e não tinha nenhuns.
Vou escrever com detalhes todas as situação que me aconteceram:

O 306 HDI de manha e raro pegar a 1º quer estejam 15 graus ou 22 graus, pega a 4º 5º vez.
Durante as tentativas dou sempre cerca de 10/15 segundos de entreva-lo.
Quando esta quente depois de andar cerca de 15km e parar. se for experimentar a ver se pega, pega quase sempre a 1º.
Mas também já aconteceu estarem 33 graus e não pegar depois de estar 4h parado. 2º tentativa pegou.
Já aconteceu pegar a 5º vez e depois andar 3km e parar. Depois de estar 30m parado fui dar a chave e só pegou a 5º vez
De manha depois de estar parado 8h só pega a 4 ou 5 vez depois de dar varias vezes a chave.
Quando dou a chave, por vezes pega e vai logo abaixo passado 2 segundos, depois disso se der a chave o motor de arranque trabalha mas não pega, dou a chave novamente e pega novamente, mas de novo vai-se abaixo, sempre assim até pegar. A luz da resistência liga 1 segundo quando estão uns 12 graus
Estão a chegar cerca de 10.20v as velas, e a bateria com cerca de 1 Ano, tem amperagem.
Alternador depois de ligado debita 14.40v por isso esta ok.
Não vejo visivelmente nenhum escorrimento de gasóleo pelos tubos ou pingos.

Instalei para monitorizar um led que esta ligado as velas, para ver o comportamento do aquecimento. Com as seguintes observações:

Quando a luz da resistência laranja liga (pisca 1s) o meu led liga cerca de 8 segundos. Mas depois só pega a 4º/5º vez.
Durante as tentativas o tempo o que meu led esta ligado vai reduzindo. Isto aconteceu depois de estar 8H parado.

Tive cerca de 4h parado e quando liguei a ignição não ligou o led verde, e não pegou a 1º pegou a 4ºvez.
Durante todas as tentativas com os respectivos entreva-los de 10/15 segundos só ligou o led durante 2s quando pegava e depois desligava-se.
Quando pega e continua ligado, o led mantêm se ligada por vezes 1/2 minutos em andamento. Com as diferentes temperaturas mantêm se ligada mais ou menos tempo.
Hoje por exemplo, depois de 3h parado nao ligou o led de inicio e pegou a 1º mas depois de pegar ligou o led e estive ligado durante 1minuto.

será a bomba ejectora que quando a frio têm o gasóleo mas denso não tem pressão que chegue ?

Com toda esta analise e material substituído tudo se mantém igual, com a dificuldade ao pegar, se tiverem ideias para eu resolver o meu problema ficava internamente agradecido.

Obrigada










Última edição por vasco santos em Sáb Out 22, 2011 4:37 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
sam92
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
sam92


Mensagens : 805
Data de inscrição : 11/04/2011
Idade : 31

Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado   Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Icon_minitimeSáb Out 22, 2011 4:32 pm

Sei que não têm nada haver, mas o meu houve uns tempos que pegava mal como tudo, só a 2ª ou 3ª vez, era a bateria lol
Ir para o topo Ir para baixo
vasco santos

vasco santos


Mensagens : 22
Data de inscrição : 05/05/2011

Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado   Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Icon_minitimeSáb Out 22, 2011 4:35 pm

sam92 escreveu:
Sei que não têm nada haver, mas o meu houve uns tempos que pegava mal como tudo, só a 2ª ou 3ª vez, era a bateria lol

Exacto, o motor de arranque responde bem sem problemas.
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado   Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Icon_minitimeSáb Out 22, 2011 5:35 pm

para mim a bomba injectora não debita a pressão necessária.
Com isto resta ligar à máquina e ler os parametros de débito na bomba.
Uma queda de 100 ou 50 bar é suficiente para gerar falhas.

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
vasco santos

vasco santos


Mensagens : 22
Data de inscrição : 05/05/2011

Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado   Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Icon_minitimeDom Out 23, 2011 4:22 pm

Hoje liguei-me a a ficha OBD-II para ver se existia algo que me mostra-se a pressão da bomba e vi o seguinte código:

P0204 - Cylinder 4 Injector Circuit Malfunction

O mau funcionamento do injector nº 4 chega para provocar estes problemas de arranque ?
Quando a bomba o software não consegue sacar nenhuma informação, possivelmente não esta a enviar ou não é suportado Sad

Obrigada
Ir para o topo Ir para baixo
0-killed
clube 306 (3*)
clube 306 (3*)
0-killed


Mensagens : 520
Data de inscrição : 16/05/2011

Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado   Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Icon_minitimeDom Out 23, 2011 5:12 pm

Hoje em dia os sistemas são tão complexos que arrisco em dizer que sim... Talvez o injector dê informações erradas à bomba e gere essa confusão no arranque.
Não consegues uma máquina que dê informação mais detalhada do erro. Tal como a possibilidade de testar em andamento.

Mede o retorno de combustível nos 4 injectores. Se esse tiver a mais ou a menos, em relação aos outros, está em condições para ser trocado.
Há quem troque 4, mas eu não creio que seja necessário fazer isso. Pelo menos onde estagiei era só um que trocávamos. Não tenho é memória de ver algum com falhas no arranque, mas é provável que tenha acontecido

Informa-te junto a um mecânico mais experiente em novas tecnologias ou em alguma empresa que só trabalhe com sistemas diesel.

Pode estar aí o teu problema, ou pode ser causado pelo problema no arranque.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
vasco santos

vasco santos


Mensagens : 22
Data de inscrição : 05/05/2011

Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado   Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Icon_minitimeSex Out 28, 2011 10:11 pm

Olá pessoal, vou colocar a resolução do problema:

Ao que parece o combustível não chegava a bomba correctamente, logo o gasóleo não vinha do deposito...

O causador era um duplo relé: "Bitron 240109" de cor castanha por de traz em baixo da centraliza.
Coisa para custar 25 euros Smile

Umas vezes accionava a bomba do deposito outras vezes não.


Obrigada pela ajuda.

VS
Ir para o topo Ir para baixo
pampy
moderador
moderador
pampy


Mensagens : 3370
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 43

Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado   Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Icon_minitimeSáb Out 29, 2011 2:05 am

obrigado por colocares aqui o problema, assim futuramente se surgir alguem com o mesmo problema no carro ja tem mais um ponto a ver.
Ir para o topo Ir para baixo
spereira

spereira


Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/10/2011
Idade : 39

Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado   Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Icon_minitimeDom Out 30, 2011 12:51 am

o que esta marca tem de bom é os preços da manutenção Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado   Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dificuldade a pegar a frio ou com tempo parado
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» 306 d - dificuldade em arranque a frio
» Motor custa a pegar (tanto a frio como a quente)
» Barulho quando esta parado ou sem mudança posta
» TD custa a pegar....!!!!
» Custa a pegar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube 306 Portugal :: Mecânica geral-
Ir para: